4 dicas para aumentar a durabilidade da bateria do nobreak

17/08/2016 12:05

Schneider Electric dá dicas para maximizar a disponibilidade das baterias do aparelho.

slider-nobreaks-monofasicosEm uma residência, um bom nobreak protege e otimiza a vida útil dos eletrônicos. Nas empresas, ele garante a continuidade das atividades de máquinas, dispositivos e sistemas. Quando ele é provido da mais alta tecnologia, ainda pode oferecer software de gerenciamento remoto para controle e monitoramento da energia elétrica e dos dos equipamentos a que está ligado. Mas, para aproveitar ao máximo a capacidade de um nobreak, é necessário preservar a sua bateria. Elas têm vida útil de 3 a 5 anos, mas para alcançar essa expectativa alguns fatores como cuidado e gerenciamento devem ser levados em consideração. A Schneider Electric, especialista global em gestão de energia e automação, listou as três principais medidas para maximizar a disponibilidade das baterias do seu nobreak. Confira:

Local de instalação

O nobreak não deve ser colocado perto de janelas abertas ou áreas com altos níveis de umidade. O ambiente também deve estar livre de poeira e vapores corrosivos. As aberturas de ventilação na parte dianteira, lateral ou traseira do nobreak não devem ser bloqueadas. Isso vai oferecer a circulação de ar adequada no interior do produto e irá evitar o aquecimento excessivo.

Temperatura ambiente

A maioria dos nobreaks tem uma temperatura de funcionamento recomendada entre 11°C e 38°C. Temperaturas elevadas podem afetar consideravelmente o tempo de vida útil da bateria. Como regra geral, é importante saber que para cada 10°C acima da temperatura ambiente de 25°C, a vida útil de sua bateria será reduzida em 50%.

Ciclo

Quando ocorre uma queda de energia elétrica, o nobreak passará automaticamente a utilizar a bateria para alimentar os equipamentos conectados. Uma vez que a energia elétrica da concessionária for restaurada, a bateria irá ser recarregada automaticamente para se preparar para a próxima situação semelhante. Esse processo é conhecido como o ciclo de descarga. Quanto mais frequente, mais rápido a vida útil da bateria será esgotada.

Esse processo é necessário e inevitável na operação dos nobreaks. Isso ajudará a perceber ciclos anormais e frequentes. Muitos modelos de nobreaks são ajustáveis, permitindo que o usuário regule a sensibilidade para quedas de tensão e outros fatores que consomem a capacidade da bateria desnecessariamente.

Descarga da bateria

Evite deixar o no-break desconectado da rede elétrica por um período superior a 90 dias. As baterias perdem a carga mesmo que não sejam utilizadas. Descargas profundas da bateria podem danificar ou reduzir a vida útil da bateria. Após uma descarga completa das baterias, recomenda-se recarregá-las o mais breve possível. Nesta condição, evite deixar o nobreak desligado por um período superior a 05 dias.

 

Fonte:Ipnews