5 dicas para comprar em marketplaces
Especialista em comércio eletrônico lista algumas dicas para não deixar sua compra online virar dor de cabeça.
Comprar em marketplaces é cada vez mais comum entre os consumidores brasileiros. Além do gigante Mercado Livre, grandes varejistas como Submarino, Americanas, Casas Bahia, Magazine Luiza e Walmart já vendem nesse modelo e o número de clientes não para de crescer. Porém, comprar de lojista “sem conhecê-lo” bem pode gerar dor de cabeça, diante disso, é preciso seguir algumas dicas simples.
Frederico Flores, especialista em comércio eletrônico e CEO da Becommerce – plataforma para gestão de vendas em marketplaces do Brasil – listou cinco dicas para o cliente realizar uma compra segura nos chamados “shopping virtuais”. Veja:
- 1. Fique de olho no termômetro
A avaliação de outros consumidores nas páginas dos marketplaces é uma forma do cliente verificar a confiabilidade do vendedor. Alguns deles adotam uma espécie de termômetro para mostrar a qualidade do vendedor: a cor verde mostra que o lojista é muito bem recomendado e confiável. A vermelha, no entanto, é sinal de alerta – já que esse vendedor não tem a confiança dos consumidores, além de fazer poucas vendas nas plataformas. Estrelinhas ou rankings também são indicadores que devem ser levados em consideração.
- Leia as avaliações de outros consumidores
Leia os comentários recentes de cada lojista e veja o que tem acontecido nas suas últimas vendas: reclamações ou elogios sobre a velocidade de entrega e qualidade do produto são comentários quase sempre presentes nessas avaliações. Alguns marketplaces, como o Mercado Livre permitem que o vendedor seja qualificado, uma vantagem para os clientes que querem conhecer melhor os lojistas. Caso tenha muita gente reclamando, é melhor fugir dessa loja. Se as qualificações estiverem positivas, pode efetuar a compra com segurança.
- Faça filtros, análise o produto e entenda os prazos
O famoso “dar uma olhadinha” também é válido nas compras online, portanto, verifique as fotos, analise os anúncios e pesquise bastante antes de clicar em “comprar”. Algumas páginas possibilitam filtrar as opções de compra, facilitando a vida dos clientes. Na maioria dos marketplaces, por exemplo, é possível buscar por preço, reputação do vendedor, produtos mais vendidos e categorias. Cuide também os prazos informados para a entrega.
- Não esqueça o valor do frete
A maioria dos produtos vendidos nos marketplaces tem o frete cobrado do cliente, mas é preciso ficar atento aos custos do envio para sua cidade, já que não vale a pena pagar um valor muito acima do produto por conta do alto preço da entrega. Outra dica é voltar a avaliação dos lojistas, pois os vendedores mais bem avaliados são os que entregam em menor tempo. Se existir o filtro “Frete Grátis”, faça testes e comparação de quanto custaria o produto para sua cidade com o frete gratuito e quando custaria ele com o frete a pagar.
- Verifique se o produto tem garantia
Se for comprar um produto novo, é bom saber se há garantia. Não compre celulares, eletrônicos e eletrodomésticos novos sem que o vendedor ofereça garantia, mesmo que isso custe um pouco mais caro. Melhor se precaver antes da compra do que perceber depois que o barato pode sair muito caro depois.
Fonte:Ipnews