80% dos usuários de redes sociais não se preocupam com segurança, diz pesquisa

30/01/2014 08:36

PMEs têm apresentado falhas em suas políticas do uso da internet.

Uma pesquisa realizada pela Blue Coat, em parceria com a Solera Networks, sobre a segurança nas redes sociais, afirma que 80% dos usuários de redes sociais como Facebook, Twitter, Google+, Reddit, entre outras, não utilizam se preocupam com segurança.

123456 foi a senha mais utilizada em 2013, diz estudo

Segundo o estudo, muitos usuários não usam protocolos de criptografia padrão para proteger informações sigilosas contra "hackers".

Mas, esse tipo de ameaça não está apenas restrito a usuários finais, as pequenas e médias empresas também têm apresentado falhas em suas políticas do uso da internet - 87% delas não dispõem de políticas estruturadas e formais para acesso às redes e 70% ainda não estabeleceram políticas internas para a interação de seus funcionários por meio das mídias sociais.

A pesquisa foi desenvolvida entre 2009 e 2013, e divulgada mundialmente em janeiro, e outro resultado afirma que 90% das páginas na web não solicitam um nome completo ou data de nascimento para acesso e,  71% têm em suas políticas de privacidade a autorização para compartilhar dados dos seus usuários.

Para Marcos Oliveira, country manager da Blue Coat no Brasil, cita que as 10 piores ameaças encontradas nas redes: vírus, phishing, trojans, furto de informação, abreviação de links, botnets, ameaças avançadas persistentes, cruzamento de páginas na rede para falsificação de pedidos, impostores e excesso de confiança por parte do usuário. "O mundo digital ainda se encontra muito vulnerável às ameaças, ataques e riscos. Adotar políticas preventivas é o melhor caminho para minimizar as ações dos criminosos digitais", ressalta o executivo.

 

fonte:ipnews


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!