80% dos usuários de redes sociais não se preocupam com segurança, diz pesquisa
PMEs têm apresentado falhas em suas políticas do uso da internet.
Uma pesquisa realizada pela Blue Coat, em parceria com a Solera Networks, sobre a segurança nas redes sociais, afirma que 80% dos usuários de redes sociais como Facebook, Twitter, Google+, Reddit, entre outras, não utilizam se preocupam com segurança.
123456 foi a senha mais utilizada em 2013, diz estudo
Segundo o estudo, muitos usuários não usam protocolos de criptografia padrão para proteger informações sigilosas contra "hackers".
Mas, esse tipo de ameaça não está apenas restrito a usuários finais, as pequenas e médias empresas também têm apresentado falhas em suas políticas do uso da internet - 87% delas não dispõem de políticas estruturadas e formais para acesso às redes e 70% ainda não estabeleceram políticas internas para a interação de seus funcionários por meio das mídias sociais.
A pesquisa foi desenvolvida entre 2009 e 2013, e divulgada mundialmente em janeiro, e outro resultado afirma que 90% das páginas na web não solicitam um nome completo ou data de nascimento para acesso e, 71% têm em suas políticas de privacidade a autorização para compartilhar dados dos seus usuários.
Para Marcos Oliveira, country manager da Blue Coat no Brasil, cita que as 10 piores ameaças encontradas nas redes: vírus, phishing, trojans, furto de informação, abreviação de links, botnets, ameaças avançadas persistentes, cruzamento de páginas na rede para falsificação de pedidos, impostores e excesso de confiança por parte do usuário. "O mundo digital ainda se encontra muito vulnerável às ameaças, ataques e riscos. Adotar políticas preventivas é o melhor caminho para minimizar as ações dos criminosos digitais", ressalta o executivo.
fonte:ipnews