Adesivo inteligente mede e monitora a exposição aos raios ultravioletas

15/01/2016 10:08
Wearable da La Roche-Posay chega ao Brasil em agosto. Segundo companhia, objetivo é educar população sobre a necessidade da proteção solar
 
A La Roche-Posay, marca francesa que pertence a L’Oreal, lançou uma espécie de adesivo inteligente que mede e monitora a exposição aos raios ultravioletas. O intuito, diz a companhia, é educar a população sobre a necessidade da proteção solar. 
 
O patch maleável foi apresentado durante a última CES 2016, feira internacional de eletrônicos que acontece anualmente em Las Vegas e deve chegar ao Brasil em agosto. 
 
Batizado de “My UV Patch”, o adesivo transparente adere diretamente a qualquer área do corpo. Ele contém corantes fotoativos que levam em consideração o tom de pele e mudam de cor quando a pessoa fica exposta a raios UV para indicar diferentes níveis de exposição ao sol. 
 
Os usuários poderão tirar uma foto do patch e fazer o upload no aplicativo My UV Patch, que analisa as diferentes nuances de corantes fotoativos para determinar a quantidade de exposição à radiação UV que o usuário recebeu. O app estará disponível no iOS e Android.   
 
“Novas tecnologias têm o potencial de modificar completamente a forma de monitorar a exposição da pele a vários fatores externos, incluindo UV", diz Guive Balooch, vice-presidente global da Incubadora Tecnológica da L'Oréal. 
 
"As tecnologias anteriores só podiam informar aos usuários a quantidade de exposição potencial que recebiam por hora, enquanto usando um dispositivo rígido, não-elástico. A solução foi projetar um sensor fino, confortável e praticamente sem peso para que as pessoas realmente desejem usá-lo. Estamos animados para ser a primeira empresa de beleza no mundo a entrar no campo da eletrônica e explorar as muitas aplicações potenciais para esta tecnologia dentro da nossa indústria e além”, completou.  
 
A companhia acredita que o adesivo inteligente possa alertar sobre os riscos de câncer de pele, tendo em vista que a exposição solar é a principal causa da doença. Dos casos não melanoma, 90% são associados à radiação ultravioleta, que aumenta as chances do aparecimento de manchas e o fotoenvelhecimento.
 
Fonte:IDGNOW