Adeus ao GPS?

30/03/2015 09:41
Talvez, ao menos para os militares americanos. A DARPA está desenvolvendo uma tecnologia de geolocalização alternativa por considerar o GPS pouco confiável
 

Por considerar o sistema de posicionamento global (GPS) pouco confiável em certas situações, o governo dos EUA decidiu priorizar o desenvolvimento de uma tecnologia em tempo real de geolocalização cujos sinais não desapareçam em pontos difíceis (“blind spots”) e que não possa ser atacada (“jammed”).

A Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA) está desenvolvendo novas tecnologias para ter um sistema de posicionamento e de navegação mais avançado, que seja também mais preciso do que o GPS, de acordo com um documento sobre projetos de pesquisadisponibilizado na última semana.

A DARPA – agência do Departamento de Defesa dos EUA – acredita que a nova tecnologia de posicionamento em tempo real poderá dar aos militares americanos uma vantagem sobre os rivais. A tecnologia GPS tem proporcionado uma vantagem estratégica, mas não é infalível. Pode ser atacada por adversários ou também ficar inacessível nalgumas partes do mundo.

“A necessidade de ser capaz de operar de forma eficaz nas áreas onde o GPS é inacessível, não confiável ou potencialmente negado por adversários, criou uma procura por capacidades alternativas de precisão e de navegação”, diz a DARPA.

A preocupação não é só doa americanos. A União Europeia, entre outros, também está trabalhando no seu próprio sistema de geoposicionamento, o Galileo.

 

Fonte:IDGNOW

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!