Alagoas realiza 1a audiência judicial por videconferência

31/08/2015 09:16

Iniciativa passa no teste e Judiciário programa expansão do sistema.

O Judiciário de Alagoas realizou, agora em agosto, a primeira audiência judicial por videoconferência. Utilizando equipamentos da Polycom, a iniciativa experimental permitiu o interrogatório do réu a distância (no presídio do Agreste) pelo juiz, a participação do promotor de justiça e o acompanhamento pelo advogado de defesa.

Alagoas terá infovia com links de 4 Mbps a 100 Mbps interligando prédios públicos

A iniciaiva foi aprovada por todos os participantes e, por isso, Mauricio Bredas, juiz da 2a vara criminal e presidente do conselho estadual de segurança, informa que, agora em setembro, todos as audiencias da 7a vara e os julgamentos populares de réus presos serão realizadas por telepresença, evitando a remoção dos presos.

O Juiz Sandro Augusto, da 17a Vara de Maceió, afirma que o sistema garante todos os direitos do réu.

O promotor de justiça Elizio Maia acrescentou que o sistema, inclusive, permite ao Sistema Judiciário atender ao direito de julgamento de todos os presos, algo que "vez ou outra não acontecia em virtude da falta de deslocamento dos presos. Com audiência por teleconferência, esta falha vai deixar de existir", disse. "O não comparecimento dos presos às audiências é um problema antigo e recorrente no Sistema Judiciário de Alagoas", emendou.

Economia, praticidade e segurança são as vantagens do sistema de telepresença. A economia, segundo Maia, está relacionada à escolta dos presos até a audiência, movimentação que requer, além do carro de escolta, 4 agentes públicos, tudo multiplicado pelos 3900 presos encarcerados em Alagoas.

 

Fonte:ipnews