Amazon terá dificuldades de crescer no mercado brasileiro, diz CEO do Magazine Luiza

12/04/2018 11:21

Barreiras tributárias, logísticas e o custo tendem a frear o crescimento da gigante de e-commerce, que mostra intenções de investir no Brasil.

Amazon, empresa de e-commerce dos Estados Unidos, terá dificuldades de crescer no Brasil à mesma velocidade em que cresce em outros mercados, na opinião de Frederico Trajano, CEO do Magazine Luiza. O executivo participou de evento do Itaú Unibanco, realizado ontem (10/4), e fez a declaração com base na diferença da realidade nacional frente ao mercado externo.

Ações da Amazon caem após Trump indicar que quer regular a varejista

Amazon discute compra ou parceria da Via Varejo com grupo francês, diz fonte

“Existem três jabuticabas brasileiras que são barreiras à atuação de empresas de e-commerce internacionais no Brasil: a infraestrutura logística, a estrutura tributária e o custo de capital”, afirma Trajano, sendo a logística a principal dificuldade. “É uma realidade muito diferente das empresas que prosperam lá fora”, ressalta o executivo.

A fala de Trajano é procedida após recentes notícias de uma atuação mais intensa da Amazon no Brasil, que têm provocado volatilidade nas ações de empresas locais de varejo, inclusive do Magazine Luiza. Em março, a Reuters antecipou que a Amazon se reuniu com fabricantes de eletrônicos, perfumaria e outros produtos para negociar a compra direta de mercadorias e se encarregar da armazenagem e entrega delas no Brasil. Além disso, rumores apontam uma compra ou parceria da gigante do e-commerce com a Via Varejo, marketplace brasileiro.

Mas nem tudo são flores para a empresa. A Amazon tem sofrido pressão do governo dos Estados Unidos, após o presidente Donald Trump atacar a companhia ao dizer que eles não pagam os devidos impostos e diminuem a competição com pequenos lojistas. A guinada para outros países pode ser uma opção à Amazon caso o mercado norte-americano diminua.

 

Fonte:ipnews


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!