Anatel desmente rumor sobre bloqueio de celulares piratas
Telcos farão um diagnóstico sobre a regularidade dos aparelhos.
Sobre o rumor do funcionamento do sistema que bloqueia celulares ‘piratas’ no Brasil, que deixou usuários preocupados, a Agência Nacional de Telecomunicações afirmou que o SIGA (Sistema Integrado de Gestão de Aparelhos), gerido pelas prestadoras, ainda está em fase experimental.
A Agência publicou uma cartilha para o consumidor sobre a medida e pediu que antes de comprar um aparelho o usuário verifique se há o selo de homologação. A Agência também advertiu, em nota, que os aparelhos não homologados podem apresentar falhas e causar interferência nas redes "por serem feitos, muitas vezes, com material de qualidade inferior".
Nessa primeira fase, as telcos farão apenas um diagnóstico sobre a regularidade dos aparelhos conectados em suas redes. Após isso, novas medidas serão divulgadas.
“Neste momento, não há nenhuma definição quanto a prazo de implementação das medidas ou se haverá bloqueio de aparelhos atualmente em funcionamento”, disse a Anatel em nota.
Segundo a Agência, o objetivo é assegurar que apenas aparelhos regulamentados gerem tráfego nas redes de telecomunicações, pois um dos problemas apontados na cartilha da Anatel é que esses equipamentos podem prejudicar as comunicações entre aeronaves e torres de controle e causar acidentes.
Fonte:ipnews