Angola Cables anuncia pedra fundamental do Data Center em Fortaleza
Com previsão de início das operações em 2018, na Praia do Futuro, o Data Center ocupará uma área total de 9 mil metros quadrados, quando concluída todas as suas fases.
Com a presença de autoridades e membros dos governos Estadual e Municipal do Ceará, além do seu CEO, António Nunes, a Angola Cables lançou a pedra fundamental que marca o início das obras de construção do seu Data Center, na Praia do Futuro, em Fortaleza. Os serviços preliminares à construção — que incluem o início da fundação, limpeza, drenagem e nivelamento do terreno, terraplanagem, entre outros — já caminham a pleno vapor. A previsão para início de operação será o primeiro trimestre de 2018.
Fruto da parceria entre a Angola Cables e a prefeitura de Fortaleza, o Data Center tem como objetivo, tornar a capital cearense um dos principais polos tecnológicos e de telecomunicações da América Latina, desenvolvendo capacidades para receber conectividade de múltiplos operadores da região e internacionais.
Angola Cables conecta África e Brasil em prol do desenvolvimento da pesquisa
“A infraestrutura que estamos criando em Fortaleza servirá como base fundamental para o desenvolvimento de uma economia digital, em toda a região do Nordeste, a partir do estado do Ceará. Via Fortaleza, o país poderá fazer conexões internacionais para o mundo todo, o que significa dizer que a capital cearense será ponto de referência a nível de conectividade internacional para o Brasil”, explica António Nunes.
“Trata-se de um momento histórico para a cidade de Fortaleza e o Estado do Ceará. Em um momento tão difícil que o Brasil vive na sua economia, um investimento desse porte representa muito para o nosso Estado e para a capital cearense. São pessoas que acreditam no nosso potencial em fazer de Fortaleza um grande centro de Telecomunicações e conexões da América Latina com o mundo. Esse será um dos maiores Data Centers da América Latina já com cabos conectando com Europa, África e América do Norte. Não tenho dúvidas que vai abrir as portas de Fortaleza para o mundo, gerando oportunidades de negócios a partir desta conectividade ”, conta o governador do Ceará, Camilo Santana (PT).
Economia digital – O novo centro de dados contribuirá para o crescimento da economia digital da região. Ele possibilitará a alocação em Fortaleza de conteúdos digitais gerados localmente ou externamente, em outros pontos, mesmo os internacionais. Esta moderna infraestrutura tecnológica trará grandes benefícios para a economia local, nomeadamente para as áreas de pesquisa científica, desenvolvimento de aplicativos e softwares, sustentabilidade de empresas e negócios, assim como o mercado de entretenimento e mídia.
Ao todo, o projeto receberá um investimento de US$ 300 milhões, incluindo construção e aquisição dos equipamentos. Seu financiamento foi garantido pelo governo de Angola e disponibilizado pelo Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA).
Fonte:ipnews