Aplicativo analisa se foto passou por montagem

08/05/2014 07:59


Em época de redes sociais, é fácil ver montagens se espalhando como se fossem reais, gerando desconfiança por toda a rede. Uma startup chamada Fourandsix tenta ajudar a solucionar o problema, oferecendo um app chamado Izitru que tenta verificar se uma imagem é real ou se passou por algum tipo de montagem antes de chegar até você.

Com o aplicativo, o fotógrafo pode enviar a imagem para o serviço, que fica hospedado nos servidores da empresa com um certificado que garante que aquela imagem não passou por algum tipo de edição.

Nos testes do Olhar Digital, ele funcionou bem neste sentido. As fotografias que tiramos e enviamos para o serviço, de fato, foram analisadas com sucesso. Quando a foto foi enviada sem qualquer, ele a identificou como original; só de passar por um editor de imagens, no entanto, ela já foi verificada como “potencialmente alterada”.

Contudo, ele se mostrou totalmente incompetente para identificar possíveis montagens que já circulam na rede. Montagens mais do que óbvias receberam o mesmo veredicto de “potencialmente alterada” do que uma foto que só foi salva novamente em um editor de imagens. Fotos encontradas no Facebook que também não têm tratamento foram identificadas como possíveis montagens.

Assim, o serviço serve apenas para um fotógrafo tentar atestar que sua foto é real. Para isso, ele pode usar o aplicativo na web ou para iPhone. A identificação acontece por meio de uma bateria de testes, baseados em técnicas de investigação forense, que tenta encontrar rastros de edição.

Os responsáveis dizem que além de observar os metadados, que incluem geolocalização e informações sobre a câmera, ele também é capaz de reconhecer montagens escaneando o conteúdo da imagem, como sombras mal colocadas, por exemplo.

Para conferir o serviço na web, clique aqui. Para ver o aplicativo para iOS, clique aqui.

Via CNET


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!