Apple e Nokia entram em acordo em disputa de patentes e selam parceria

26/05/2017 11:14

Fabricante do iPhone se compromete a pagar indenização e comprar infraestrutura de rede da Nokia.

Apple e a Nokia anunciaram um acordo em sua disputa de violação de patentes iniciado há seis meses. No caso, a Nokia entrou com processo contra a dona do iPhone nos Estados Unidos e outros dez países alegando que a fabricante estava infringindo 40 de suas patentes. No acordo selado ontem (25/5), a Apple se compromete a fazer um pagamento à Nokia, bem como contratar soluções e serviços da mesma.

Apple supera US$800 bilhões em valor de mercado

As duas empresas disseram que resolveram todos os litígios relacionados à disputa de propriedade intelectual e concordaram com uma licença de patente multianual. Os termos deste acordo não foram divulgados.

A Apple não revelou qual a quantia a pagar, mas o acordo exige que a mesma adquire produtos e serviços de infraestrutura de rede da Nokia. A Apple também irá distribuir as soluções de saúde digital da Nokia em suas próprias lojas. “As duas empresas também estão explorando a colaboração futura em iniciativas de saúde digital”, diz o anúncio.

A resolução do caso pegou os analistas de mercado de surpresa, já que eles consideravam que a disputa durasse até o quarto trimestre. A empresa de análise Wells Fargo considera que a Nokia conseguiu uma taxa que a deixou satisfeita e vê o acordo como mais positivo para ela. “A Apple deve ter alguma pressão sobre as margens brutas”, diz o comunicado da consultoria.]

Fonte:ipnews