Apps e sites dedicados a monitorar a política já atingem 5 milhões de brasileiros

21/08/2018 08:56
Número diz respeito a levantamento feito pelo app Poder do Voto; Estudo mapeou ecossistema de iniciativas digitais dedicadas à política no Brasil
 

aplicativo Poder do Voto lançou um estudo que mapeia o ecossistema brasileiro de iniciativas digitais como apps, sites e outros movimentos que usam a tecnologia como forma de aprimorar os instrumentos democráticos.

Intitulado de “Monitor Democracia 2.0”, o levantamento dividiu os projetos analisados em três categorias de acordo com a principal função à qual se destinam. São elas: Iniciativas que ajudam a escolha de candidatos (15); Iniciativas que monitoram o desempenho dos políticos (9); Iniciativas voltadas à educação para a cidadania (6). 

O estudo reúne informações colhidas junto aos líderes das próprias iniciativas assim como dados disponíveis na Google Play e em plataformas de inteligência de mercado que analisam o desempenho de páginas web. 

A pesquisa também considerou o número de downloads de aplicativos e os page views realizados nos sites das iniciativas. Desta soma foi extraída a possibilidade de duplicidade de interações, ou seja; a mesma pessoa ter feito contato por meio de duas ou mais plataformas. De acordo com este critério, ao todo esse ecossistema já havia alcançado um número superior a marca dos cinco milhões de interações com os eleitores até o mês de junho de 2018.

O fundador e CEO do Poder do Voto, Mario Mello, explica que este volume de interações deve ser maior, considerando que os aplicativos disponíveis na plataforma iOS não têm as informações disponíveis sobre o volume de downloads realizados. No caso dos page views foi adotado o critério de somar apenas as interações feitas por dispositivos em uso no Brasil e durante o mês de junho. “Temos consciência de que o contato das pessoas com essas ferramentas pode ser bem maior que o demonstrado, mas a intenção inicial foi trabalhar com dados básicos disponíveis com o objetivo de medir o nível de penetração deste tipo de iniciativa junto ao eleitor. O planejamento prevê um aprofundamento gradual no nível dos dados para as próximas edições”, explicou Mello em comunicado enviado à imprensa.

Democracia 2.0

Para Mario Mello, também diretor da  Associação Poder do Voto e ex-diretor geral do PayPal para a América Latina, o estudo "Democracia 2.0" pretende oferecer à sociedade a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento deste ecossistema, identificar tendências, debater oportunidades e criar um fórum de discussão.

Ao todo foram realizados 1.970.130 dowloads de aplicativos (números referentes apenas à versão Android) e 6.446.300 page views nas ferramentas rastreadas pelo estudo até o mês de junho. A categoria que tem atraído mais a atenção do cidadão até o momento é a que concentra serviços de acompanhamento da atividade dos políticos. Essa modalidade foi responsável por 2.900.000 page views e 219.110 dowmloads. 

O fato comprova os resultados obtidos numa pesquisa feita em março pelo Instituto QualiBest a pedido do Poder do Voto. A partir de questionário de autopreenchimento via web foi detectado que 70% dos participantes tinham interesse em baixar um aplicativo que pudesse ajudar a acompanhar as atividades dos políticos. Apesar disso, a proximidade das eleições e o surgimento de um grande número de projetos tem feito crescer a busca por iniciativas de apoio à escolha de candidatos. Segundo o levantamento, essa modalidade registrou 1.437.000 page views e 1.067.000 downloads.

O co-fundador do Poder do Voto, Paulo Dalla Nora, ressalta que o ecossistema de iniciativas digitais teve em 2018 seu ano de florescimento. “Das 20 iniciativas mapeadas, 07 delas tiveram seus aplicativos disponibilizados somente neste ano. Este dado sinaliza com a tendência de que o número de iniciativas deve crescer cada vez mais à medida que são identificadas necessidades e oportunidades de endereçá-las por meio da tecnologia”, completa.

 

Fonte:ipnews