Arquitetura Atom, da Intel, sobrevive mesmo com cancelamento de chips

03/05/2016 16:27
Fabricante cancelou chips para smartphones, mas deve usar arquitetura em novos processadores Pentium e Celeron voltados para tablets e PCs de baixo custo.
 

A arquitetura de processadores Atom, da Intel, vai sobreviver, apesar do recente cancelamento da próxima geração de chips para smartphones pela empresa.

A fabricante vai continuar o desenvolvimento e o uso da arquitetura de processadores, apesar de os chips não continuarem necessariamente usando a marca Atom. Na semana passada, a Intel cancelou os então novos chips Atom com codinomes Broxton e Sofia.

A próxima geração da arquitetura Atom, com codinome Golmont, aparecerá pela primeira vez nos futuros processadores Pentium e Celeron, com codinome Apollo Lake, afirmou uma porta-voz da Intel. Os principais chips Atom atuais são baseados em uma arquitetura chamada Airmont.

A decisão de redirecionar o Goldmont inicialmente para outras marcas reflete a preferência da Intel em correr atrás de mercados de alta prioridade. Os chips Pentium e Celeron serão usados em tablets híbridos e de produtividades, PCs de baixos custo e Chromebooks.

O Goldmont deveria ser a peça central do Broxton. A fabricante também cancelou os chips Sofia 3GX, Sofia LTE e Sofia LTE, que eram voltados para smartphones e tablets de baix custo.

A Intel resolveu cortar os chips para smartphones após anunciar no mês passado o corte de 12 mil empregos.

 

Fonte:IDGNOW