Artigo: A evolução do ensino da tecnologia e a importância de estar antenado

03/01/2018 17:31

*Por Célio Antunes

A evolução tecnológica tem revolucionado os mais variados setores e na educação não é diferente. Nessa área, a inovação está muito voltada à realização de projetos, possibilitando a união entre a teoria e a prática. Além disso, hoje é possível adquirir conhecimentos por meio do Ensino a Distância (EAD), com apenas alguns encontros presenciais para sanar dúvidas e aplicar atividades. Hoje o modelo de ensino 3.0 – sala de aula invertida, onde o professor atua como um facilitador, lançando desafios e problemas para que os alunos pesquisem por conta própria, tendo a figura do mestre como um auxiliador para a resolução – também é uma realidade que só se torna possível graças à presença da tecnologia.

Produtora de conteúdo de educação EaD recebe aporte para otimizar plataforma

Cinco tecnologias inovadoras para instituições de ensino

Com as novas tendências educacionais, que dão maior poder ao aluno e fazem com que ele tenha a iniciativa de buscar por soluções, os estudantes estão mais proativos, atuando com mais autonomia e independência. Isso garante um profissional melhor, capacitado a resolver problemas e preparado para o mercado de trabalho.

Nesse cenário, saem na frente instituições que oferecem o modelo de sala de aula 3.0, que possibilita, por exemplo, a gravação de aulas anteriores, além de fornecer oficinas e projetos que façam o aluno aprender enquanto atua em um ambiente simulado. Tudo isso permite a chamada atuação “fora da caixa”, que incentiva o empreendedorismo por meio da criação de startups. Afinal, poder desenvolver projetos enquanto se aprende é um diferencial muito buscado nos dias de hoje.

Nos setores de inovação, tecnologia e gestão estão implícitos diversos conhecimentos que permitem aos aprendizes o desenvolvimento de uma carreira 360º, em que a visão mercadológica e administrativa é completa e natural. Assim, o profissional do futuro tende a ser mais dinâmico, ágil e ciente dos principais setores em que atua.

A capacitação para esse público-alvo pode ser realizada na graduação e aprofundada na pós-graduação, com um grande número de cursos lato sensu e stricto sensu, como um mestrado ou doutorado. O caminho para se tornar um especialista nos principais setores da tecnologia envolve uma jornada de estudos e programas de formação que permitem a análise e solução de problemas reais, mesmo no meio acadêmico.

*Célio Antunes é CEO e fundador da Impacta, grupo educacional com cursos livres voltados para as áreas de Gestão, Design, Tecnologia da Informação e Mercado Digital.

Fonte:Ipnews