AT & T utilizará SDN e NFV como infraestrutura para o 5G

15/02/2016 09:29

Companhia também anunciou que já prepara testes em campo da nova tecnologia até o final deste ano.

5g1A AT & T pretende utilizar tecnologias de redes definidas por software (SDN) e virtualização das funções de rede (NFV) como infraestrutura para testar o 5G. O anúncio, feito na sexta-feira passada (12/2), também afirma que a empresa já prepara testes a partir do segundo trimestre de 2016, incluindo o fornecimento de rede móvel de alta velocidade em Austin, no Texas (EUA), até o final do ano. Para isso, a companhia diz que vai colaborar com a Ericsson e a Intel no desenvolvimento de soluções 5G.

Segundo a empresa, o tráfego de dados móveis cresceu 150.000% entre 2007 e 2015, impulsionado pelo vídeo. Além disso, a AT & T ainda afirma que a Internet das Coisas (IoT), realidade virtual e vídeos em 4K vão conduzir para a próxima onda de crescimento de tráfego. “O 5G é ideal para essas aplicações de banda larga, pois vai suportar múltiplas interfaces de rádio, permitindo uma maior eficiência do espectro e tirando proveito do SDN e do NFV”, diz John Donovan, diretor de Estratégia e presidente da empresa.

A AT & T diz que a tecnologia vai entregar velocidade até 100 vezes maior que o atual 4G LTE, com os usuários utilizando medidas em gigabits por segundo. “Isso permitiria que o cliente baixe um episódio de uma série em três segundos”, afirma Donovan.

Ainda de acordo com a empresa, o lançamento do 5G ainda depende da padronização de tecnologia que depende do órgão internacional de normatização, o 3GPP. “Devemos concluir a primeira fase desse processo em 2018”, diz o executivo. Até lá, a AT & T continuará desenvolvendo a rede 4G para oferecer maior capacidade aos clientes.

 

Fonte:ipnews