Audi apresenta rover lunar que competirá pelo Lunar Xprize do Google

12/01/2016 15:06
Competição de US$ 30 milhões visa lançar veículo para exploração lunar. Entre outros recursos, rover da Audi conta com painel solar e câmera 3D
 

Não é exatamente o tipo de veículo que se espera ser revelado na Detroit Auto Show, mas nessa segunda-feira (11), a Audi revelou seu rover lunar desenvolvido em parceria com um time de cientistas com o objetivo de ganhar o Lunar Xprize do Google. 

O Audi Lunar Quattro deslizou no palco no início da coletiva de imprensa da montadora alemã na feira internacional de carros sediada anualmente em Detroit. 

O Lunar Xprize é uma competição cujo prêmio de US$ 30 milhões visa desenvolver e lançar um veículo que poderá ser usado na lua e explorar com sucesso, pelo menos, 500 metros e enviar vídeos em alta definição e imagens de volta a Terra. 

O rover da Audi conta com 300 cm² de um painel solar instalado no teto do veículo, responsável por alimentar as baterias íons-lítio. As rodas conseguem mobilidade de 360o e sua velocidade máxima é de 3.6 km/h. 

Talvez o recurso de maior destaque do rover é sua unidade de câmera instalada na parte da frente, que abriga um par de câmeras para que possa obter imagens 3D da lua. 

Os funcionários da Audi dão assistência ao grupo baseado em Berlim que está desenvolvendo o rover. Tal equipe conta com Jack Crenshaw como seu membro mais sênior. Crenshaw foi responsável pelos cálculos de trajetória do programa Apollo da Nasa.

 

Fonte:Ipnews