Avanços tecnológicos estimulam o mercado de EaD

26/08/2014 08:58

Interatividade é outra importante ferramenta cada vez mais aperfeiçoada e aplicada à modalidade.

O modelo de educação a distância como serviço de democratização do acesso ao ensino e forma de contribuir para a ampliação da formação e atualização profissional é um dos temas de discussão do painel “O papel do vídeo digital no futuro da educação”, parte do seminário TI na Educação, que acontece no dia 17 de setembro, a partir das 13h30, durante o Rio Info. Para o professor Edmundo de Souza, do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação, da Coppe/UFRJ, com a educação a distância é possível maximizar essa capacidade, com otimização do tempo e dos recursos, além da capacidade de chegar a lugares onde não há infraestrutura adequada.

O docente ressalta que a proliferação de cursos a distância com o uso de recursos audiovisuais na aplicação de conteúdos didáticos cresce no Brasil e no mundo, inclusive entre os mais jovens. As novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) contribuem significativamente para o fortalecimento da modalidade. “Hoje temos uma grande facilidade no armazenamento e transmissão de dados pela internet e, principalmente, do acesso dos usuários à rede, em consequência da expansão da banda larga. A diversidade de plataformas móveis, como laptops e smartphones, também facilitam o acesso”.

Fazenda prorroga Programa Inclusão Digital até Dezembro de 2018

A interatividade é outra importante ferramenta cada vez mais aperfeiçoada e aplicada à modalidade. O uso de imagens, hiperlinks, podcasts, animações em Flash, exercícios interativos e outros recursos tornam a experiência de aprendizagem completa. “A interatividade atrai e mantém o aluno mais próximo do conteúdo melhorando o aprendizado”, afirma.

 

Fonte:ipnews