Banco BBM adota modelo de infraestrutura como serviço

11/01/2017 09:07

da Informação, que envolve a oferta de infraestrutura como serviço (IaaS) para rede interna (LAN – Local Area Network), que visa construir ou reestruturar o ambiente de rede corporativo entregando hardware, software, suporte e gerenciamento, tudo como serviço.

O projeto atende aos dois escritórios do Banco BBM, a sede no Rio de Janeiro e o front office em São Paulo, e envolveu também a construção da nova rede de comunicação interna do Banco, que demandava um ambiente mais robusto.

Empresa de siderurgia adota solução de gestão e otimiza negócios

Em apenas sete dias de implantação, todos os ativos de rede da empresa foram substituídos por novos equipamentos, incluindo os switches da Cisco utilizados para interconexão do Banco BBM com a internet e rede interna. A nova LAN complementa a substituição dos switches de rede, para deixar a infraestrutura em conformidade com as demandas da instituição financeira, em relação à disponibilidade e à escalabilidade para aprimorar os processos internos.

De acordo com Alexandre Cabral, gerente de TI do Banco BBM, a rede de comunicação interna é uma parte de extrema importância para a operação de qualquer instituição financeira. “Ela precisa ser robusta e escalonável para suportar os processos internos em todas as áreas do banco”, diz. Com este projeto, ele acredita que a instituição vai contar com o que há de mais atualizado para manter o padrão de qualidade de seus serviços.

Além de contar com a Microcity para renovar e alocar seus ativos, a instituição também utiliza a Nuvem de Serviços Microcity, para suporte e manutenção da rede e dos equipamentos alocados. “O modelo de outsourcing oferecido pela empresa é completo e nos atende tanto em hardware e software quanto em serviços. Agora podemos nos concentrar no core business do banco, já que eles ficam responsáveis por toda a gestão da rede LAN”, explica o executivo.

Segundo ele, a renovação do parque tecnológico, bem como a construção da nova rede de comunicação interna, havia se tornado uma necessidade para os negócios. “Os equipamentos e a topologia de rede que tínhamos não suportavam mais o crescimento das nossas operações”, afirma. Por meio da oferta de IaaS da Microcity, o BBM ganhará mais agilidade na hora de expandir o número de usuários internos da rede do banco, por exemplo.

“Além disso, com o upgrade frequente dos ativos podemos contar com o que há de mais moderno em relação a ativos de rede, que era o principal objetivo do projeto”, explica Cabral. “Se os ativos ou a rede não estiverem funcionando bem ou em conformidade, o trabalho dos usuários internos pode ser prejudicado gerando impactos na operação do banco.”

Outra iniciativa do Banco BBM foi a renovação da oferta PC as a Service (PCaaS) da Microcity, que entrega notebooks e desktops, com serviços embarcados de suporte, manutenção e gestão de ciclo de vida das máquinas. A partir do upgrade será trocada boa parte das 250 máquinas, entre desktops e notebooks, em uso no Banco BBM desde 2012.

Cabral aponta que uma das características que merece destaque em relação ao projeto de IaaS, é a capacidade da Microcity em customizar as ofertas para atender aos clientes, além da agilidade na implantação. “Sem interferir na governança do banco e na qualidade dos nossos serviços, a empresa finalizou o projeto de infraestrutura da rede LAN dentro do prazo acordado, de maneira silenciosa e sem surpresas negativas. Pela experiência adquirida com as duas ofertas que adotamos, a Microcity se tornou o fornecedor de infraestrutura mais próximo que temos hoje”, finaliza.

 

 

Fonte:ipnews