Banda larga: só a Claro atinge meta de qualidade
A Claro foi a única a cumprir a meta de qualidade da internet móvel em todo o país estabelecida pela Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações. Segundo relatório publicado esta semana, entre agosto e outubro do ano passado, a operadora atingiu a exigência mínima de 98% de êxito nas tentativas de acesso. Já Vivo (96,87%), TIM (94,56%) e Oi (93,91%) fracassaram.
O estudo mostrou que os problemas de cobrança geraram a maior insatisfação entre os 79.140 consumidores de pós-pagos que reclamaram no call center da Anatel, com 49%. Na sequência aparecem bloqueio, com 5%; outros, 8%; rede, 5%; atendimento; 5%; habilitação, 5%; planos de serviço, 6%; cancelamento, 6%; serviços adicionais, 10%; e inclusão SPC/Serasa, 2%.
Entre os donos de celulares pré-pagos, as queixas mais recorrentes também apontavam problemas com a cobrança, em 26% dos casos; depois vêm promoções, 10%; serviços adicionais, 13%; cartão pré-pago 13%; rede, 11%; atendimento, 5%; área de cobertura, 3%; promoções, 10%; habilitação, 5%; bloqueio, 3%; e outros; 10%.
Nenhuma operadora questionou os resultados da análise da Anatel. Por meio de nota, as quatro empresas dizem que estão investindo para melhorar sua infraestrutura de telecomunicações.
Via: O Globo