Basílica de Nossa Senhora Aparecida troca sistema de videomonitoramento para melhorar segurança física
Com o software da Genetec Security Center 5.2, nova plataforma promovendo a gestão de 160 câmeras IP e disponibiliza novos recursos de visibilidade e controle de acesso ao Santuário.
A Genetec, pioneira na área de segurança física e provedora líder de soluções unificadas de segurança IP, anuncia que a Basílica de Nossa Senhora Aparecida - também conhecida como Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida - implementou um moderno sistema de videomonitoramento e vem maximizando o trabalho dos agentes de segurança, reduzindo drasticamente os casos de pessoas perdidas e reprimindo pequenos furtos no Centro de Apoio aos Romeiros - conhecido como Shoppinho, que possui uma grande praça de alimentação, 330 lojas em 8.200 m², quiosques, fraldário, caixas bancários, babedouros, aquário, ponto de encontro e parque de diversão.
Todo o sistema de videomonitoramento é gerido pela plataforma em software da Genetec, o Security Center 5.2, que foi implementado pela integradora Sillis.
Cidades inteligentes contribuem para segurança pública
Nova Central de Monitoramento
A Basílica conta com uma sala de segurança específica para a Central de Monitoramento de Vídeo. As equipes de segurança monitoram durante 24 horas por dia - por meio das seis telas (vídeowall) - as áreas internas e externas do Santuário. O software da Genetec faz a gestão centralizada das imagens e informações capturadas pelas 160 câmeras IP que compõem o atual parque de CFTV - Circuito Fechado de Televisão. O sistema antigo contava com 40 câmeras analógicas e 10 IP e vários DVRs.
Tecnologia como diferencial
O sistema atual de videomonitoramento segue o conceito da diretoria da Basílica - de sempre optar pelos melhores materias e equipamentos “best of breed” – com uma visão de futuro e longevidade do Santuário. Vista com bons olhos a adoção de tecnologias de ponta, o Santuário além de receber um novo sistema de video surveillance, está ganhando um Canal de TV Web, um sistema de áudio digital e, a Rede de TV APARECIDA (que chega a 70 milhões de pessoas), está migrando para plataforma digital, com som e imagem em alta definição.
No segundo maior templo católico do mundo - menor apenas que a Basílica de São Pedro no Vaticano -, o santuário de Nossa Senhora da Aparecida conta com câmeras espalhadas pelo interior da Basílica, no subsolo onde fica a Sala das Promessas, na Capela dos Batizados, no salão dos romeiros, na torre, no museu, no CAR (Centro de Apoio aos Romeiros), em áreas administrativas, em partes do estacionamento etc.
Com o sistema de monitoramento que abrange mais de 80% da área povoada do Santuário - de quase 300 mil metros quadrados, sendo 23 mil de área construída e 272 mil de estacionamento -, o software da Genetec faz a gestão unificada das câmeras e incrementa recursos inovadores de controle e visibilidade. O Security Center 5.2, por exemplo, traz funcionalidades de bloqueio de acesso aos vídeos por pessoas não-autorizadas (chamado de Câmera Block) e integra uma plataforma de segurança para controle de acesso de veículos, com destaque para o reconhecimento de placas.
O Security Center permite associar uma ou mais câmeras (que monitoram portas, elevadores, áreas internas, externas etc) e possibilita visualizar os relatórios de vídeo por eventos ou por controle de acesso. Também, o software agrega o recurso "Nível de Ameaça" que estabelece políticas de segurança para restringir ou permitir acesso de pessoas autorizadas a áreas específicas e é capaz de unificar sistemas independentes em um grande sistema virtual (Federação), o que facilita a gestão do sistema global de video surveillance.
Ainda, a plataforma da Genetec traz recursos de gestão remota, permitindo o monitoramento e controle do sistema de alarme à distância. Possibilita, por exemplo, mudar remotamente câmeras e a visão de portas e demais zonas nas telas de exibição. Proporciona o controle do sistema de vídeo ao vivo e reprodução, além de propiciar mudanças no padrão de tela, possibilitar criar e apagar tarefas, tudo remotamente.
De acordo com Alfonso Aurin Palacin Júnior, consultor de Tecnologia da Informação da Basílica há 11 anos, a plataforma de vídeo monitoramento da Genetec garante a integridade dos dados, imagens e áudio devido aos seus recursos redundantes e pela alta qualidade da solução. Com ela, podemos acessar as imagens e dados de qualquer forma e com grande simplicidade. “Em todas as novas obras que iremos concretizar, já está prevista a adoção de vídeo monitoramento. Além disso, temos planos de expansão do projeto de CFTV da Basílica de 160 para 300 câmeras nos próximos dois anos”, antecipa Aurin.
“A Basílica recebe cerca de 10 milhões de visitantes por ano, e em finais de semana e feriados católicos, este volume chega até 200 mil. A capacidade de acolhimento no interior da Basílica é 45 mil pessoas e o pátio do estacionamento tem espaço para dois mil ônibus e três mil carros de passeio. Tudo aqui é muito grandioso, portanto, precisamos ter visibilidade e controle de todo o Santuário. Nesse sentido, temos planos futuros de potencializar ainda mais o sistema de segurança, implementando novos recursos de controle de acesso de entrada e saída de veículos, com funcionalidades de leitura de placas etc”, comenta Aurin.
A integradora Sillis foi a empresa responsável pela implementação do sistema de monitoramento da Basílica. De acordo com Rinaldo Minotelli, diretor geral da Sillis, ele escolheu a plataforma da Genetec devido à sua liderança do mercado mundial em gestão de vídeo e segurança IP. “A Basílica é um grande cartão de visita. Seguindo a orientação da direção do próprio Santuário de optar pelo melhor, escolhi o estado da arte em tecnologia de video surveillance”, afirma Minotelli.
Fonte:Ipnews