Blue Coat detecta ataque cibernético global sofisticado
Ataque foi endereçado a militares, diplomatas e executivos de negócios na América do Sul, Europa e África.
Pesquisadores dos laboratórios da Blue Coat realizaram a descoberta de um ataque global inédito, com estruturas altamente sofisticadas, com a finalidade de acessar e extrair informações confidenciais dos computadores das vítimas. Os alvos deste ataque incluem indivíduos em posições importantes e estratégicas: executivos em grandes empresas, em setores como petróleo, finanças e engenharia, além de oficiais militares, membros de embaixadas e funcionários de governos nos seguintes países: Venezuela, do Paraguai, Rússia, Romênia, Turquia e Moçambique.
Os ataques começaram concentrados em alvos localizados principalmente na Rússia, mas posteriormente se espalharam para as demais localidades. O método da entrega dos malwares é feito via e-mails que contém arquivos maliciosos conhecidos como “cavalos de Tróia”.
Por conta das várias camadas utilizadas na concepção do malware, ele foi batizado de “Inception” (“Origem”, em português), fazendo referência ao filme de Christopher Nolan, estrelado por Leonardo DiCaprio, em que um ladrão se infiltra nos sonhos das vítimas para roubar segredos do seu subconsciente.
Blue Coat reforça equipe com novos VPs de vendas
"Apesar de ser um ataque muito sofisticado, algumas medidas de precaução podem ser tomadas. A primeira delas é evitar abrir e-mails não solicitados e principalmente não executar anexos destes e-mails. Arquivos de Microsoft Word ou PDF, que parecem ser inofensivos, podem ser utilizados para ataques. Outra medida muito importante é sempre manter todos os softwares atualizados, sempre utilizar a vacina mais recente do seu fornecedor de anti-vírus, e no caso de dispositivos móveis, nunca instalar aplicativos desconhecidos ou oferecidos fora das lojas oficiais de aplicativos”, aconselha Fábio Rosa, arquiteto de Soluções da Blue Coat.
Fonte:Ipnews