Brasil acompanhará desenvolvimento do 5G na Europa
Especialistas brasileiros deverão ser enviados para o velho continente até novembro, em parceria entre União Europeia e Brasil.
Uma iniciativa do Ministério das Comunicações (MiniCom) para desenvolvimento do 5G foi selecionada no Projeto Apoio aos Diálogos Setoriais União Europeia-Brasil. Com o objetivo de promover troca de informações e contribuir para o progresso das relações bilaterais, os Diálogos Setoriais apoiarão a ida de pesquisadores brasileiros para acompanhar o desenvolvimento da nova tecnologia na Europa, com viagem prevista entre setembro e novembro de 2015. Especialistas europeus também devem vir ao Brasil, mas apenas no primeiro semestre de 2016.
Segundo o diretor de Indústria, Ciência e Tecnologia do MiniCom, José Gontijo, diversos países estão estudando o 5G e a regulamentação da tecnologia depende de decisões nos fóruns internacionais. "Existem várias iniciativas com o 5G espalhadas em todo o mundo e no Brasil há projetos em andamento. Nós temos nos relacionado com a Coreia do Sul e com a União Europeia para o desenvolvimento da tecnologia", diz.
A rede de quinta geração ainda não tem padrões definidos, mas testes feitos em alguns países indicam que a velocidade aumentaria em até 50 gigabits por segundo, possibilitando o download de um filme em HD em poucos segundos. A previsão é que o 5G deve estar disponível por volta de 2020, mas a Coreia do Sul já planeja lança-la em 2017.
Fonte:ipnews