Brasil é o sexto país em desenvolvimento com maior conectividade

14/10/2015 09:15

Estudo da Huawei também mostra que investimento em data centers e nuvem ainda está baixo em comparação com os países desenvolvidos.

Segundo dados do relatório Global Connectivity Index 2015 (GCI, sigla em inglês para Índice Global de Conectividade), da Huawei, o Brasil se encontra em sexto lugar entre os países em desenvolvimento no quesito conectividade. O estudo fornece indicadores para analisar o impacto das TICs (tecnologias da informação e comunicação) na economia digital das nações.

Na América Latina, o Brasil está atrás apenas do Chile e em terceiro no bloco dos BRICS, depois da China e da Rússia. No ranking mundial, o Brasil está na 26° posição.

Já na categoria de penetração de banda larga móvel, o país se encontra na oitava colocação. Para a Huawei, a expectativa é que o Brasil avance nas próximas edições do GCI, devido ao Plano Nacional de Banda Larga, promovido pelo governo federal. Por outro lado, em relação à acessibilidade de banda larga, especialmente a móvel, o Brasil ocupa as últimas colocações, em 39ª posição mundial.

Data center e computação na nuvem

Outro dado da pesquisa mostra que o Brasil ultrapassou a maioria dos países em desenvolvimento na adoção de banda larga e data center, mas se mantém atrás dos desenvolvidos, onde o investimento nessa área é duas vezes maior. Segundo o estudo da Huawei, o número de servidores existentes nos países desenvolvidos é 2,5 vezes maior que no Brasil, enquanto os serviços de gestão de data centers tem o dobro de investimento.

O GCI também constatou que, apesar da ampla quantidade de fornecedores de computação em nuvem no Brasil, uma em cada cinco empresas da indústria tradicional migraram para o cloud computing no país.

 

Fonte:Ipnews


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!