Brasil Fashion: design e estilo ditam a escolha de eletrônicos no país

24/09/2015 09:13

Estudo global da GfK aponta a importância que consumidores de 22 países atribuem ao design e ao estilo na hora de decidir a compra de produtos tecnológicos como notebooks, smartphones e computadores.

 

 

Cerca de um terço dos 26 mil entrevistados ouvidos pela GfK em 22 países citam a aparência e o estilo como fatores importantes na hora da compra de equipamentos eletrônicos. Os resultados globais por faixa etária – independente de gênero – mostram que, quanto mais jovens mais aumenta a valorização desses dois fatores. Entre 20 e 29 anos, o índice de importância é o maior (37%). Já na outra ponta, apenas 23% dos entrevistados com 50 anos ou mais consideram que tais atributos são fatores relevantes na escolha de produtos tecnológicos.

O estudo revela que aparência e estilo são especialmente decisivos em mercados como Turquia, México e no Brasil: os três ocupam as primeiras posições no ranking dos países que mais apreciam o apelo estético. No Brasil, 45% dos entrevistados declararam concordar que estilo e aparência de produtos tecnológicos são fundamentais e decisivos.

Brasil acima da média mundial

Entre os brasileiros, os resultados por faixa etária também chamam a atenção por demonstrar que não só os mais jovens, mas principalmente os mais velhos consideram design e estilo fatores importantes.  O nível de concordância com a afirmação chegou a 48% entre os brasileiros com mais de 60 anos.

Num estudo complementar realizado online pela Gfk, em agosto deste ano no Brasil, os resultados apontaram ainda os dois fatores são especialmente valorizados nos aparelhos celular e nos televisores. No caso dos smartphones, a aprovação sobe para 64%. Em relação aos televisores, a média continua alta: 60%.

Quando perguntados por que consideram aparência e estilo importantes, os principais motivos citados foram: transmitir inovação (49%) e fazer o consumidor se sentir mais moderno (48%).

 

Fonte:ipnews