Brasil Mais TI é destaque em fórum mundial de Educação no Recife
Programa é acessado em mais de 90 países e oferece 30 cursos gratuitos de linguagem de programação e de introdução ao universo da Tecnologia da Informação.
O programa Brasil Mais TI, uma parceria entre a Softex, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Ministério da Educação (MEC) é um dos destaques da programação da terceira edição do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT), que está sendo realizado hoje (29) no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, no Recife. A solenidade de abertura, que aconteceu na última quarta-feira (27), contou com a presença do Ministro da Educação, Janine Ribeiro.
Promovido pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) com o apoio do MEC, seu objetivo é reunir os diferentes atores do Brasil e de diversos países para traçar prioridades e direcionamentos na agenda da Educação Profissional e Tecnológica em âmbito mundial. A programação do III FMEPT, que tem inscritos mais de 23 mil participantes, inclui conferências, debates, palestras, observatórios internacionais, além da Feira de Economia Solidária e da Mostra de Inovação Tecnológica e Atividades Culturais.
Na quarta-feira, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação, em conjunto com o MCTI, fez uma apresentação detalhando o Brasil Mais TI. A convite da Softex, Maurício Schorsch, gerente de educação da TOTVS, comentou sobre a sua bem-sucedida trajetória profissional, de feirante a executivo de importantes companhias do setor, entre as quais SAP e Alstom.
“Um levantamento realizado pela nossa área de inteligência apurou que o déficit de 408 mil profissionais de TI estimado para 2022 pode significar uma perda de receita de R$ 167 bilhões entre 2010 e 2020 para a indústria. Outro gargalo significativo é o domínio precário do Inglês, que dificulta o recrutamento. A plataforma Brasil Mais TI tem a proposta de despertar a vocação e estimular a entrada de novos profissionais neste setor considerado estratégico para o Brasil”, explica Ney Leal, vice-presidente executivo da Softex, lembrando que já foram realizados mais de 269 mil cursos e cadastrados mais de 141 mil alunos desde o início do programa.
68 milhões acessam a internet por smartphone
Tendo como público-alvo jovens entre 16 a 25 anos em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, e também os que ainda não sabem que carreira seguir, o Brasil Mais TI é acessado em mais de 90 países. A plataforma oferece 30 cursos gratuitos de linguagem de programação e de introdução ao universo da Tecnologia da Informação (TI), além de 256 horas deInglês online reunindo atividades de leitura e escuta, podcasts, vídeos e exercícios.
Fonte:Ipnews