Brasil ultrapassa 171 milhões de acessos em banda larga em agosto

01/11/2014 10:46

Crescimento nos últimos 12 meses foi de 50%, com 56,8 milhões de novos acessos em banda larga ativados no período, em todo o País.

O Brasil fechou o mês de agosto com 171,5 milhões de acessos em banda larga, o que representou um crescimento de 50% frente a agosto do ano passado. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), nos últimos doze meses, 56,8 milhões de novos acessos foram ativados, num ritmo de ativação de 1,8 nova conexão por segundo.

Dados móveis despontam como motor de telecom

Telefônica|Vivo e América Móvil lideram mercado M2M no Brasil e na AL

A banda larga móvel, pelas redes de 3G e 4G, liderou a expansão dos acessos à internet, chegando em agosto a 148 milhões de conexões, com 69% de crescimento em relação a agosto de 2013. Com esses dados, o Brasil já tem mais celulares com acessos em banda larga do que terminais móveis sem acesso à internet rápida.

Na banda larga móvel, 132,2 milhões são de conexões de celulares, incluindo os smartphones, e 15,8 milhões são terminais de dados, entre eles modems de acesso à internet e chips de conexão máquina-máquina (M2M). A banda larga pela tecnologia de quarta geração (4G), que permite velocidade de conexão à internet até dez vezes mais rápida que a 3G, já conta com 4,2 milhões de acessos.

Na banda larga fixa, os acessos somaram 23,5 milhões em agosto. Desse total, 2 milhões de conexões foram ativadas nos últimos doze meses, com crescimento de 9,4% no período. A infraestrutura de banda larga fixa está presente em todos os municípios brasileiros. É por meio dessas redes que as concessionárias atendem com banda larga gratuita a mais de 66 mil instituições públicas de ensino fundamental e médio, pelo programa Banda Larga nas Escolas.

A expansão também se deu na cobertura das redes de banda larga móvel, ativada em 310 novos municípios nos últimos doze meses. Ao todo, as redes de terceira geração estão instaladas em 3.771 municípios, onde moram 92% dos brasileiros. O 4G já chega a 119 cidades, que concentram 39% da população brasileira. Essa cobertura supera em muito a meta prevista, de atendimento de 45 cidades com mais de 500 mil habitantes.

BRICS – Os avanços do setor de telecomunicações do Brasil no segmento de banda larga podem ser comprovados em estudo publicado recentemente pela Huawei, em que mostra que o Brasil lidera o índice de conectividade entre os Brics – o grupo de países emergentes que reúne também a Rússia, Índia, China e África do Sul. O estudo evidencia o bom desempenho do Brasil, especialmente na velocidade de download e no preço baixo de acesso da banda larga móvel, o que colocou o País na 11ª colocação do Ranking Global de Conectividade.

 

Fonte:Ipnews