Aprendendo ENGENHARIA DE REDES
Uma brasileira está entre os pesquisadores que descobriram um material capaz de substituir o silício - e que, de acordo com eles, pode ser melhor que o grafeno, que vem sendo apontado pela indústria como o sucessor natural do silício.
Seu nome é Cristiane Morais Smith e ela é professora do instituto de física teórica na universidade de Utrecht, na Holanda. O material descoberto se chama telureto de mercúrio, um derivado do telúrio e do próprio mercúrio.
Em entrevista à Info, Cristiane contou que ela e os colegas chamam a descoberta de “Santo Graal dos materiais”. Isso porque o telureto de mercúrio possui características do grafeno, incluindo sua alta condutividade, mas sendo isolante e condutor.
O formato do material, inclusive, é semelhante ao do grafeno, com ua estrutura que lembra um favo de mel. Ao invés de possuir átomos de carbono, entretanto, ele carrega nanocristais de mercúrio e telúrio.
As aplicações, de acordo com a professora, estão “além da nossa imaginação”. A revista Nature, que faz análises sobre descobertas, aceitou publicar a de sua equipe, um indicativo de que de fato há interesse da comunidade científica.
Fonte:Olhardigital
© 2011 Todos os direitos reservados.