Brasileiro cria app de transporte público para aparelhos Android

22/06/2015 09:17
Programa criado por campeão brasileiro de matemática oferece opções de rotas mais eficientes ao alinhar diferentes transportes públicos em SP.
 

O Ligero aposta na exploração inteligente do transporte público para melhorar o deslocamento em São Paulo O aplicativo traça estratégias para contornar o caos da rotina e do trânsito da capital, pesando fatores como a velocidade dos ônibus e as incertezas dos horários para montar rotas mais precisas.

Seja metrô, trem ou ônibus, o software oferece opções de caminhos alternativos a serem escolhidos durante a viagem. A ferramenta calcula o próximo passo adequado em quatro segundos, levando em conta todas as possibilidades, como a posição real dos ônibus durante as etapas, que influencia o tempo de espera e a duração total da viagem.

O aplicativo foi criado a partir de uma experiência insatisfatória de seu desenvolvedor, o engenheiro elétrico e campeão olímpico de matemática André Arroyo Ruiz. Ele foi motivado a estudar técnicas de inteligência artificial após se atrasar em uma rota sugerida por um software, que não levou em conta o tempo de espera no ponto de ônibus. Ruiz aponta o respeito às instabilidades inerentes a uma metrópole e a escolha de prioridades como diferenciais do Ligero.

“Num dia de chuva, você pode preferir o trajeto com menos caminhada. Já quando está atrasado, pode aceitar um caminho com mais baldeações em que você está sempre em movimento -- aproveitar o ônibus que passar primeiro também costuma ser interessante. Mesmo seguindo a mesma estratégia, cada dia o melhor trajeto pode passar por lugares diferentes”, explica.

Arroyo aponta a interface simples e a leveza também como diferenciais do aplicativo, que minimiza o consumo de dados e bateria ao executar poucos cálculos no celular. 

O Ligero foi desenvolvido inicialmente para dispositivos rodando Android e já integra informações da SPTrans, Metrô e CPTM na cidade de São Paulo. O aplicativo negocia para que a EMTU e outras cidades da grande São Paulo também disponibilizem informações. A empresa agora estuda atender o Rio de Janeiro e cidades na Europa e na Oceania.

 

Fonte:IDGNOW