BT firma contratos com a UE para prestar serviços em nuvem
Novos acordos criam uma das maiores nuvens governamentais na Europa e realizam a visão tecnológica “Cloud of Clouds” da empresa.
A BT anunciou dois novos contratos firmados com a Comissão Europeia1 para a entrega de serviços na nuvem pública e privada a 52 das mais importantes instituições, agências e organismos europeus – incluindo o Parlamento Europeu, o Conselho Europeu e a Agência de Defesa Europeia. Os dois contratos – fechados em dezembro último – têm duração de quatro anos e valor de mais de 24 milhões de euros. Assinado o acordo, a BT irá implementar os serviços de nuvem privada contratados, e será um dos cinco provedores que competem pelos projetos de nuvem pública.
Esses foram o terceiro e quarto contratos com a Comissão Europeia conquistados pela BT em 2015, todos através de concorrência pública.
A plataforma de tecnologia foi customizada para atender aos rigorosos requisitos da União Europeia em relação à aderência a normas, segurança e privacidade, combinando a velocidade e agilidade das nuvens públicas com o controle e segurança das nuvens privadas.
Os serviços serão hospedados em diferentes data centers distribuídos entre países da União Europeia, assegurando alta resiliência e garantia de que todos os dados dos usuários serão mantidos dentro da UE. Os serviços serão integrados e gerenciados pelo Compute Management System (CMS) da BT, um portal único capaz de entregar de forma transparente os serviços de TI de que os clientes necessitam, onde quer que estejam em todo o mundo. Descrito pelos analistas como o “ingrediente secreto”3 da BT, mostra como a empresa dá vida à sua visão Cloud of Clouds, anunciada no ano passado.
Corrado Sciolla, Presidente da BT Global Services para Europa e Mercado Global de Telecomunicações, destaca que “esse contrato é um marco em nossa jornada para nos tornarmos a maior integradora global de serviços na nuvem, e demonstra como reduzimos a complexidade, riscos e custos dos nossos clientes na migração para a nuvem. Eu gostaria de aproveitar a oportunidade para, mais uma vez, agradecer à União Europeia por depositar sua confiança na BT”.
Em agosto do ano passado a BT assinou outro contrato com a Comissão Europeia, com valor de 15,2 milhões de euros e duração de sete anos. Esse contrato se destina à prestação de serviços de voz para as 21 maiores instituições, agências e organismos europeus e sucedeu um grande contrato firmado em março de 2015 – com valor máximo de 55,7 milhões de euros por 5 anos – para a entrega de serviços de acesso dedicado à Internet para as principais instituições, agências e organismos europeus em seus 28 estados-membros.
A BT presta serviços à União Europeia há mais de uma década, utilizando a experiência acumulada no atendimento a organizações governamentais regionais, nacionais e internacionais em todo o mundo.
Fonte:Ipnews