Campo Largo assina acordo para criar plano básico de cidade inteligente

15/12/2017 16:39

A Companhia Campolarguense de Energia (Cocel) vai criar uma rede de iluminação pública inteligente com uso de fibras ópticas.

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) assinou nesta quinta-feira (14) um acordo de cooperação técnica com a prefeitura de Campo Largo (PR) para a criação de um plano básico de cidade inteligente. A ideia é usar a infraestrutura de conexão à banda larga da cidade, parcerias privadas e outros atores locais para dotar o município de serviços inteligentes.

Tecnologia nas Cidades Inteligentes terá como um dos focos a sustentabilidade

A Companhia Campolarguense de Energia (Cocel) vai criar uma rede de iluminação pública inteligente com uso de fibras ópticas. A partir dessa iniciativa, a infraestrutura pode ser usada para conectar outras áreas como segurança pública, saúde, educação e gestão. Os investimentos em rede e equipamentos ficarão a cargo do município.

Para o diretor de Inclusão Digital do MCTIC, Américo Bernardes, o plano criado para a cidade pode ser um padrão para outros municípios. Além disso, a contribuição do ministério está alinhada às políticas da pasta, que já tem um projeto de Cidades Digitais e trabalha no Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT).

“A questão mais importante é que a gente pode construir um modelo a partir do qual a prefeitura, a iniciativa privada e outros atores locais possam fazer a construção da cidade inteligente. Nosso papel é articular parceiros e trazer boas práticas. A companhia de energia elétrica vai fazer o investimento e aproveitar a estrutura em outras aplicações”, detalhou.

Esse é o primeiro acordo do tipo assinado pelo MCTIC. Além do diretor de Inclusão Digital, assinaram o documento o vice-prefeito de Campo Largo, Mauricio Rivabem, e o presidente da Cocel, José Arlindo Chemim.

Fonte:ipnews