Campus Party para crianças: startups miram os pequenos geeks no Brasil
Empreendimentos voltados ao público infantil estão entre as startups distribuídas pela Open Campus – área destinada para stands e empreendedorismo da Campus Party. Entre as empresas que miram os pequenos geeks estão a Play Table, mesa interativa montada para a educação infantil e para o entretenimento de crianças e o X da Questão, um jogo de tabuleiro com recursos virtuais para a faixa de oito a 12 anos.
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A mesa, para crianças com idade entre três e dez anos trabalha, o lado cognitivo dos pequenos, que podem brincar de pintar, acertar aliens, formar palavras, contar a tabuada, encaixar personagens em um livro mágico, entre outras brincadeiras.
Os jogos se alinham às disciplinas do Ministério da Educação e a mesa pode ser usada tanto nas salas de aula – complementando a educação infantil – como em shoppings, restaurantes e nas esperas de clínicas médicas, ou seja, em espaços onde há crianças que precisam de entretenimento.
“Este é um produto 100% nacional. Passamos dois anos fazendo os protótipos. A primeira mesa ficou em uma rede de lanchonete em Santa Catarina. As crianças derramaram líquidos, Coca-Cola – essa mesa é à prova d’água! Foi um bom teste de produto. Recebemos ideias das crianças, que diziam o que era mais legal e o que não funcionava. Foi um trabalho de formiguinha”, disse o diretor executivo da Play Table, Marlon Souza.
A Morphy Digital Group criou a Play Table, que depois virou uma empresa, que se fundiu à Brinque-Lonas – essa, por sua vez, cuida da parte plástica da mesa. No futuro, os jogos da Play Table poderão ser fornecidos por desenvolvedores e estarão disponíveis em uma App Store.
Além da Play Table, quem está na Campus Party é o X da Questão, jogo de tabuleiro que em breve também será desenvolvido em realidade aumentada, mesclando o mundo real com o mundo virtual de um iPad ou de um iPhone, por exemplo. O X da Questão foi desenvolvido para crianças de oito a 12 anos e está disponível nos níveis júnior e desafio. O jogo possui aprovação de psicopedagogos.
As crianças precisam fazer muitas contas certas para ganhar o jogo, como soma e multiplicação – seja contra os colegas, seja contra o monstro virtual “decoreba”. O X da Questão foi desenvolvido pelo publicitário Fabio Garcia, inspirado na ideia de seu pai.
Quando um jogo é comprado, outro é doado para instituição carente. A cada 30 vendas acontece o Dia da Tabuada: uma visita em escola para brincar de fazer cálculos. O jogo também possui versão em braile.
fonte:techtudo