Carl Zeiss desenvolve lentes inteligentes que podem competir com Google Glass

12/01/2016 15:12
Protótipo da empresa alemã é discreto e exibe dados diretamente dentro das lentes. Zeiss agora busca por parcerias para produzir gadget em massa
 

A Carl Zeiss criou lentes curvadas, inteligentes e discretas que exibem dados diretamente “dentro” das mesmas, ao invés de confiar em uma parte externa que disponibiliza conteúdo em realidade aumentada, como o Google Glass. 

A Zeiss, empresa alemã centenária no setor óptico e opto-eletrônico, conta com um time dedicado exclusivamente ao protótipo, internamente chamado de Smart Optics group. 

Segundo os desenvolvedores, múltiplos fluxos de luz refletem através de uma lente Fresnel, ou seja os dados que você vê não são projetados no vidro. A parte curva é importante: Isso torna possível que as lentes sejam usadas em armações padrão, e ainda viriam com prescrições como sua lente médica. 

A discrição aqui também é importante. Ninguém olhando para você pode dizer os óculos estão lhe entregando dados, o que é exatamente onde o Google Glass errou. 

Da mesma forma que o Google Glass, no protótipo da Zeiss é preciso que você primeiro foque o seu olhar. Feito isso, você consegue ler textos e ver imagens coloridas com toneladas de detalhes. 

A Zeiss não fabrica armações ou opera sistemas, apenas lentes, o que significa que precisaria de parceiros para criar tais armações e alimentá-las com um sistema operacional existente ou um novo. 

Uma vez que a companhia achar seu parceiro, ela está preparada para começar a produção do produto em massa. Com isso em mente, dentro de um ano ou dois, óculos inteligentes podem se tornar algo palpável que pessoas de fato usem e não apenas uma visão do futuro.

 

Fonte:ipnews