Carta Olímpica ganha doodle do Google nos Jogos de Inverno de Sochi
O Google exaltou Carta Olímpica e a igualdade na prática esportiva no doodle sobre os Jogos Olímpicos de Inverno, cuja cerimônia de abertura está marcada para esta sexta-feira (7), em Sochi, na Rússia.
Metade dos brasileiros compartilham conteúdo íntimo no celular, diz estudo
O Doodle na página inicial do buscador mostra os esportes disputados na neve usando as cores similares as do site oficial do evento, que lembram um arco-íris, símbolo do orgulho gay. A bandeira adotada pela comunidade GLBT tem sido citada como o real motivo do doodle, que traz ainda um texto sobre igualdade.
Ao clicar, o usuário é levado para resultados de busca sobre a Carta Olímpica. O documento reúne regras para organização dos Jogos Olímpicos e é o código adotado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).
Abaixo do campo destinado à pesquisa, o Google destacou a tradução de um trecho, que ressalta a prática esportiva como direito humano que deve ser feito sem discriminação, vista como um direito humano.
“A prática esportiva é um direito humano. Todas as pessoas devem ter a possibilidade de praticar esporte sem qualquer tipo de discriminação e conforme o ideal olímpico, que exige compreensão mútua e um espírito de amizade, solidariedade e fair play”, diz o texto traduzido, escrito originalmente em francês.
A origem da Carta Olímpica
Criada em 1894 por Pierre de Coubertain, a Carta Olímpica foi escrita inicialmente em francês. O documento oficial tem 109 páginas, cinco capítulo e uma versão digital em inglês disponível no site do Comitê Olímpico Internacional (COI). Sua função é nortear os princípios e valores do chamado espírito olímpico, guiar regras e definir os direitos e obrigações de três principais órgãos: o COI, as federações internacionais e os comitês olímpicos nacionais e o comitê organizador de cada edição. O texto faz incentivo ao desporto e luta contra o fantasma do doping. A última atualização foi em 2010.
O Comitê Olímpico Internacional (COI) foi criado em junho de 1894 e os primeiros Jogos Olímpicos foram celebrados em Atenas, Grécia, em 1896. Em 1914, a bandeira olímpica apresentada por Pierre de Coubertin, em Paris, foi adotada. Nela, os cinco anéis entrelaçados representam a união dos cinco continentes e com atletas de todo o mundo. Os primeiros Jogos Olímpicos de Inverno aconteceram em Chamonix, na França, em 1924.
É a Pierre de Coubertin que é atribuída a famosa frase "O importante é competir", síntese do espírito olímpico e que vem servindo de exemplo a todos de praticam esportes olímpicos ou não.
Polêmica em Sochi
Para muitos, a menção do texto sobre igualdade não é à toa. A preparação para os Jogos Olímpicos de Inverno tem sido marcada por protestos contra a polêmica envolvendo a "lei antigay russa" que proíbe "promover a homossexualidade a menores de idade" no país sede dos Jogos de Inverno. Assinada pelo presidente Vladimir Putin, a lei prevê que até mesmo estrangeiros sejam presos e multados.
Entidades de defesa dos direitos LGBT acusam o governo russo de incentivar a discriminação aos gays e incentivar a homofobia, além de contribuir para o aumento da violência física contra homossexuais. Na quarta-feira (5), manifestações contra a norma foram programadas em 19 cidades ao redor do mundo. Diversos atletas que participarão das Olimpíadas em Sochi pretendem expressar seu repúdio.
Enquanto isso, o Google ainda não se manifestou oficialmente além do conteúdo publicado na primeira página do buscador em vários países. O conteúdo está disponível em várias línguas, inclusive em português.
fonte:techtudo