Cemaden desenvolve aplicativo para obter informações de lavouras

04/01/2016 12:10

Ferramenta vai permitir que agricultores familiares enviem dados sobre a safra para a criação de um Sistema de Previsão de Risco de Colapso de Safras.

13883435O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), desenvolveu um aplicativo de celular para permitir que agricultores familiares enviem informações sobre a safra. Já em fase de testes, o projeto visa subsidiar o Sistema de Previsão de Risco de Colapso de Safras e aumentar a participação dos agricultores.

Segundo a coordenadora de Relações Institucionais do Cemaden, Regina Alvalá, o projeto permitirá obter dados relativos às culturas que subsidiarão a modelagem da produtividade agrícola do sistema de risco de colapso de safra no semiárido brasileiro. Ela diz que existe uma carência de informações atualizadas e precisas sobre as plantações, como as espécies e variedades cultivadas, datas de plantio e, principalmente, da distribuição espacial das culturas agrícolas no semiárido.

“Com o sistema de previsão de risco de colapso de safras no semiárido, será possível realizar o planejamento e a tomada de decisão, com a finalidade de minimizar os impactos de quebras de safras e prejuízos sociais decorrentes”, acrescenta Regina.

 

 

Fonte:Ipnews


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!