Chefe da ICANN deixa o cargo, antecipadamente

25/05/2015 11:41
Apesar do mandato terminar em junho de 2017, Fadi Chehadé deixará a instituição em Março de 2016
 

O líder da ICANN que começou o movimento atual de afastamento da organização do controle dos EUA vai deixar antecipadamente o cargo, possivelmente antes da transição das funções IANA estar concluída.

Fadi Chehadé, que se tornou presidente e CEO da Internet Corporation for Assigned Names and Numbers em Setembro de 2012 e deveria permanecer no cargo até Junho de 2017, sai em Março de 2016, anunciou a ICANN, revelando que o executivo sai para uma nova carreira no setor privado, fora da indústria dos nomes de domínio, embora possa ficar como assessor da ICANN.

O maior trabalho de Chehadé no comando da ICANN, que coordena o DNS (Domain Name System) e os endereços do Internet Protocol (IP), tem sido preparar a sua transição para fora do controle dos EUA.

A ICANN opera sob um contrato com a National Telecommunications and Information Administration (NTIA) norte-americana, que deve expirar em Setembro. Mas essa data dificilmente será cumprida. Chehadé foi recentemente citado dizendo esperar que o processo esteja concluído até ao final do ano.

O afastamento da supervisão dos EUA continuará, assegurou Lawrence Strickling, sub secretário de comércio para as comunicações e informação dos EUA.

 

Fonte:Olhardigital