Cibercriminosos usam sorteio da Copa do Mundo para roubar dados bancários

17/04/2014 08:49

Ataque conhecido como phishing, é difundido por meio de e-mail e SMS.

O Laboratório de Pesquisas da ESET América Latina detectou um golpe virtual voltado a roubar informações bancárias dos usuários, por meio de um falso concurso de de uma empresa de pagamentos eletrônicos, que sorteia ingressos para as partidas da Copa do Mundo.  Na ação, os cibercriminosos aplicam o ataque de phishing, difundido por meio de e-mail e SMS.

Ameaças contra Android aumentaram 63% em 2013

Ao clicar no e-mail sobre o concurso, o usuário é direcionado para uma falsa página da empresa, que 'sorteia' ingressos para o mundial e prêmios em dinheiro. Para participar, o visitante adiciona dados pessoais como nome, CPF, data de nascimento e dados do cartão de crédito.

“A Copa do Mundo se aproxima e os cibercriminosos utilizam de datas como essas para roubo de informações pessoais. Os bancos brasileiros investem fortemente em diferenciados controles de segurança. Por conta disso, o roubo das credenciais de acesso bancário não é algo comum”, afirma Camillo Di Jorge, Country Manager da ESET Brasil. “No entanto, esse e outros casos identificados pelos pesquisadores da ESET servem de alerta para os usuários desse tipo de serviço. Uma forma de proteger-se desse golpe é ter uma solução de antivírus instalada no computador ou outro equipamento de acesso à internet e ficar atento na hora de informar os dados bancários. O usuário deve desconfiar se a página do banco estiver diferente do habitual”, complementa.

 

Fonte:ipnews


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!