Cidade de Valinhos ganha espaço inteligente

23/09/2016 10:27

Praça Washington Luís proporciona experiência digital interativa para moradores, empresas locais e visitantes.

valinhos-e-smart-placeO município de Valinhos inaugurou seu primeiro espaço público inteligente, também conhecido como Smart Place. A Tacira, primeira empresa brasileira especializada em soluções para cidades inteligentes, foi responsável por toda concepção e execução do projeto realizado na Praça Washington Luiz, transformando o ambiente em uma experiência digital interativa para moradores, empresas locais e visitantes.

O município, localizado na Região Metropolitana de Campinas, tem cerca de 107 mil habitantes e ocupa a quinta posição no ranking das 20 melhores cidades para se viver no estado de São Paulo, de acordo com estudo divulgado pela Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), feito em parceria com o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

“O objetivo do projeto era oferecer um espaço interativo e integrado visando aumentar o interesse, a permanência e a frequência dos cidadãos e dos visitantes locais”, ressalta Katia Galvane, CCO da Tacira.

O projeto foi desenvolvido e implementado em quatro meses e contemplou seis serviços digitais para atender as áreas de sustentabilidade, segurança, governança e experiência local. A Praça Washington Luís recebeu Wi-Fi público, painéis informativos, iluminação inteligente, sistema de monitoramento e segurança, smart trees, além de uma plataforma de colaboração e participação cidadã. As soluções são gerenciadas por meio da plataforma Civis, responsável pela captura, integração dos dados e gestão fim-a-fim de todos os serviços fornecidos.

Com cinco pontos de acesso, a implementação do Wi-Fi possibilitou aos munícipes conectar-se gratuitamente à internet, ampliando a inclusão digital. Para ter acesso ao serviço, o usuário precisa apenas preencher um rápido cadastro ou acessar a rede através de suas redes sociais. Além disso, por meio dos painéis informativos espalhados pela praça, os visitantes têm acesso às notícias da prefeitura e região, entretenimento, informações de utilidade pública e de serviços prestados nos estabelecimentos comercias locais.

Já o serviço digital Smart Tree foi desenvolvido com foco em sustentabilidade. Através do aplicativo Civis, ao realizar a leitura do QRCode afixado nas árvores, o usuário visualiza informações de cada uma das mais de 210 árvores presentes na praça Washington Luiz. Para aumentar a segurança no local, além de iluminação LED, foram instaladas sete câmeras de monitoramento full HD interligadas à Guarda Municipal. A opinião dos visitantes foi um ponto considerado fundamental na concepção do projeto. Por isso, o aplicativo Civis garante o acesso ao Sistema de Colaboração e Participação Cidadã, no qual é possível registrar reclamações, sugestões, solicitações, acompanhamento e comentários referentes à praça.

“A praça Washington Luiz é um dos cenários mais tradicionais de Valinhos e não recebia manutenção há 30 anos. Seguindo o conceito de Smart Place, criamos um projeto arquitetônico que traz modernidade a região, porém preservando as características marcantes da cidade”, explica Galvane.

Para a Prefeitura o projeto deve proporcionar uma real eficiência e melhoria na gestão pública. Aspectos como eficiência energética e redução do consumo de energia, melhoria da segurança e da qualidade de vida do cidadão e o aumento da interação do munícipe com a administração pública estão entre os benefícios mais esperados com o novo espaço inteligente.

 

FOnte:Ipnews