Ciena integra ferramente de inteligência à plataforma de automação de rede de telecom
Ambiente facilita o monitoramento das redes de telecomunicações e agiliza a tomada de decisão das operadoras.
A Ciena anunciou nesta quarta-feira, 25, a integração de uma ferramenta de analytics à sua plataforma, solução de rede definida por software e de virtualização das funções de rede, respectivamente SDN (software defined network) e NFV (network functions virtualization).
Batizada de Blue Planet Analytics, a nova funcionalidade gera informações de rede por meio da análise de dados para que as operadoras possam tomar decisões de negócios mais inteligentes e faz parte da estratégia global da Ciena, de gerar uma rede totalmente autônoma.
Hector Silva, diretor de tecnologia da Ciena na América Latina, explica que a nova capacidade e as aplicações a ela relacionadas dá às operadoras de serviços de telecom a capacidade de visualizar e identificar tendências para criar serviços mais rentáveis, prever melhor os requisitos de capacidade e antecipar possíveis interrupções na rede e no serviço, “antes que ocorram”.
“O Blue Planet Analytics combina análises com orquestração e políticas”, informa ele. A plataforma utiliza a aprendizagem de máquina ao analisar dados coletados de fontes múltiplas, para melhorar a experiência do usuário final e simplificar operações da rede.
Por exemplo, o Blue Planet Analytics e o aplicativo relacionado ao Health Predictor (NHP) anteciparão e notificarão uma operadora de rede caso um elemento de rede apresente possibilidade de falha e requer atenção. Assim, a ideia é que as operadoras possam não só evitar um dispendioso tempo de inatividade como diminuir os custos de reparo ou manutenção.
Fonte:ipnews