Cinco dicas para manter o ambiente digital da escola protegido

23/03/2015 12:36

Avaliações ficam mais vulneráveis, mas informações pessoais e cadastrais de alunos podem correr risco, segundo Trend Micro. 

Na última década, o ambiente escolar sofreu muitas modificações. Atualmente, os alunos acessam a internet de dentro da escola e, isso pode ser feito a partir dos computadores da instituição, ou a partir dos dispositivos dos próprios alunos. Esse acesso aumentado à rede do colégio pode colocar algumas informações em risco.

A princípio, podemos pensar que notas e avaliações ficam mais vulneráveis, mas informações pessoais e cadastrais de alunos podem correr risco. Pensando nisso, a Trend Micro dá dicas para ajudar escolas e alunos a se protegerem de possíveis vazamentos.

1. A escola é semelhante ao ambiente corporativo. Da mesma maneira que uma grande empresa precisa ter um sistema de segurança digital robusto, a escola também precisa repensar a maneira de fazer a segurança de seus dados. O ideal é ter softwares customizados e atualizados, que atendam às necessidades de cada caso específico:

2. Criptografia de dados importantes. Uma opção para proteger dados chave é criptografá-los, o que limita o acesso a ele a quem tem uma chave. Isso irá evitar que a informação seja utilizada por pessoas não autorizadas.

3. Separar os dados. É importante que a escola defina quais são os dados que necessitam estar disponíveis para acesso coletivo, e quais não. A partir dessa separação, informações-chave podem ficar salvas em uma rede sem acesso à internet, correndo assim menos riscos.

4. Equipe de tecnologia capacitada. Muitas instituições podem não considerar a área de TI como estratégica em seu negócio, o que pode ser um erro. É importante ter uma equipe de profissionais capacitados para gerenciar a rede e trabalhar na defesa de ameaças digitais da melhor maneira possível, inclusive em parceria com fornecedores parceiros.

Trend Micro alerta para vulerabilidade do Android e iOS contra malware dos anos 90

5. Manter o diálogo. É importante conversar com os alunos e com todos que utilizam a rede para entender o comportamento desses usuários e o que eles buscam na internet. Assim, é possível buscar formas de proteção adequadas para o ambiente.

 

Fonte:Ipnews


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!