Cisco destaca IoE no CIAB
Companhia estima que o valor associado a IoE será de US$ 1,3 bilhão para a indústria de serviços financeiros ao longo dos próximos 10 anos.
A Cisco apresentou no CIAB Febraban 2015 sua plataforma de conectividade para a Internet de Todas as Coisas (IoE), com convergência entre diversas tecnologias voltadas ao mercado financeiro. As demonstrações incluíram sensores integrados com gerador de névoa para segurança de agências e Wi-Fi e telemetria para transporte de valores. A participação da companhia no evento contou ainda com a primeira unidade de um Banco Digital produzido no Brasil e palestras de especialistas.
A Internet de Todas as Coisas terá um impacto significativo no mercado financeiro, segundo a empresa. No estudo Índice de Valor da Internet de Todas as Coisas, a Cisco estima que o valor associado a IoE será de US$ 1,3 bilhão para a indústria de serviços financeiros ao longo dos próximos 10 anos. Um dos pontos onde esse ganho pode ser melhor aproveitado pelas instituições é na segurança física de suas instalações e valores, e é para esta área que a Cisco apresenta algumas das suas tecnologias este ano.
Uma das demonstrações aconteceu em uma sala, na qual sensores sofisticados ativados por movimento puderam ser integrados a um gerador de névoa, prevenindo com mais eficiência roubos e arrombamentos de caixas eletrônicos. A solução funciona na velocidade necessária para que a detecção do movimento e a ativação da névoa seja mais rápida que a ação dos criminosos. A tecnologia apresenta também uma inteligência precisa, para que o sistema não dispare sem um motivo real e concreto.
Outra demonstração aconteceu em um ônibus em miniatura, no qual foi simulado o transporte de valores conectado e seguro. Baseada no roteador Cisco 819 Integrated Services, a plataforma de conectividade da Cisco conta com Wi-Fi e 4G para o rastreamento de rotas e gateway M2M (conexão máquina a máquina) para o monitoramento da velocidade, frenagem e carga dos veículos. Com a plataforma, é possível prevenir desgastes e roubos de carros-fortes e, em integração com câmeras IP, evitar fraudes em operações com a identificação do motorista responsável pelo atendimento (no caso de guinchos, por exemplo).
Cisco integra Security Everywhere em rede estendida
“Com tecnologia, hoje é possível que instituições financeiras e seguradoras monitorem todo o espectro das suas atividades – de caixas eletrônicos em áreas remotas até o uso dos veículos e dos motoristas por eles responsáveis”, afirma Rodrigo Gonsales, Diretor de Soluções da Cisco para o segmento financeiro. “Mas para aproveitar plenamente os benefícios que a Internet de Todas as Coisas traz, é preciso lembrar da necessidade de uma plataforma de conectividade robusta e segura, capaz de suportar o tráfego de dados de todos os dispositivos com qualidade e estabilidade”, afirma o executivo.
Fonte:Ipnews