Compartilhamento de arquivos ameaça integridade de inforamções corporativas

12/11/2014 09:34

“O vazamento e perda de dados devido ao compartilhamento de arquivo negligente é tão significante atualmente quanto o roubo de informação”, alerta Larry Ponemon, Chairman do Instituto Ponemon.

 


A Intralinks publicou uma pesquisa independente junto ao Instituto Ponemon sobre a ameaça de segurança causada por compartilhamento não controlado. O relatório “Breaking Bad: The Risk of Unsecure File Sharing,” (em inglês) mostra que as lideranças estão falhando em responder ao crescente risco de práticas desgovernadas de compartilhamento de arquivo entre seus funcionários e que estes violam políticas de TI rotineiramente, colocando os dados da empresa em risco.

Intralinks anuncia Aditya Joshi como seu novo vice-presidente de produtos

“O vazamento e perda de dados devido ao compartilhamento de arquivo negligente é tão significante atualmente quanto o roubo de informação”, comentou Larry Ponemon, Chairman do Instituto Ponemon. “Enquanto a maioria das empresas toma medidas para se proteger de hackers e outras atividades maliciosas, este relatório mostra que estas mesmas organizações estão completamente despreparadas para se guardar frente ao compartilhamento ariscado e descontrolado por meio do uso de aplicativos de consumidor, como o Dropbox. As conclusões deste relatório são chocantes e identificam buracos no nível de segurança de arquivos e documentos, em grande parte causados pelo seu uso expandido para além do firewall corporativo. O objetivo da liderança sênior deve ser o fornecimento de soluções adequadas e seguras para aplicar políticas que reduzam o risco criado pelo mau comportamento dos funcionários.”

 

 

O estudo constatou que o compartilhamento de arquivos representa uma grande ameaça à segurança da empresa, e que gerentes seniores em organizações estão tendo dificuldade em estabelecer e fazer cumprir políticas efetivas para se proteger de vazamentos de dados. O relatório conclui que muitas organizações são vulneráveis a perda de informações devido ao compartilhamento inadequado – começando de cima para baixo. Além disso, está claro que o departamento de TI perdeu o controle sobre as escolhas de aplicativos e sobre os dados da empresa.

 

Fonte:Ipnews