Confira 30 curiosidades sobre a primeira Apple Store do Brasil
A espera acabou: a primeira Apple Store brasileira já está pronta! Para mostrar como ela ficou e como será o seu funcionamento, a empresa promoveu nesta quinta-feira (13) uma pequena recepção para jornalistas. É claro, o TechTudo estava lá e conferiu de perto algumas das novidades. Conheça as curiosidades e exclusividades desta loja:
Os iPhones da Apple Store carioca serão mais baratos? Acompanhe o assunto no Fórum
1. A Apple Store do Village Mall, shopping na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, é a primeira da América Latina e tem todos os produtos da Apple.
2. Trabalham lá 45 empregados, e alguns deles foram a Cupertino e tiveram experiências de trabalho em lojas lá de fora. No total são 43 mil empregados, em 14 países.
3. A loja tem o formato Pavillion, que divide a loja em duas áreas: a frontal, com os produtos, e o interior, com mesas para treinamentos, workshops e Genius Bar.
4. Na parte frontal, um pequeno detalhe sobre o vidro da vitrine da loja: ele é curvo.
5. Nas mesas, há um iPad com um aplicativo só para apresentar os recursos dos produtos exibidos.
6. Nos iPads do iPhone 5C, por exemplo, é possível simular o uso de capinhas e achar a combinação mais legal antes de comprar.
7. Depois de usar o aplicativo, se você simplesmente sair da mesa, ele volta ao estado normal para receber outra pessoa. Do zero, sem bagunças.
8. Na mesa dos acessórios, em cada um deles há um iPod do lado, já pareado via Bluetooth e com músicas para demonstração.
9. Os especialistas são extremamente cordiais, assim como nas outras Apple Stores do exterior. E eles vão te encher de elogios: "Nós ficamos muito felizes em te receber por aqui".
10. Os funcionários se esquivam de perguntas capciosas. Além disso, não falam opiniões pessoais. Quando questionamos isso, um deles respondeu: "Você poderia perguntar a minha opinião sobre o que eu acho de trabalhar na Apple".
11. Se você perguntar alguma coisa que eles não saibam, eles educadamente dizem: "Talvez eu não seja a melhor pessoa a te explicar isso, mas eu posso te apresentar ao fulano de tal, que pode te ajudar".
12. Se você tentar convencê-los que o Android ou Windows Phone é melhor, eles vão concordar com você e te orientar sobre o uso deles com os produtos da Apple.
13. Ao comprar o produto, você sai com ele já configurado. "Nós acreditamos que quando você compra um produto, o seu relacionamento com a Apple está apenas começando".
14. No Brasil, não teve jeito: eles usam a tradicional máquina de cartão para pagamentos. No exterior, a transação pode ser feita com um pequeno acessório acoplado ao iPhone de cada atendente.
15. Eles oferecem workshops no interior da loja, para ensinar a usar seus produtos, com seções diárias. Segundo eles, a cota desta semana foi preenchida em apenas um dia. Na verdade, menos que isso.
16. A loja tem um programa chamado "One to One", onde você paga uma "pequena taxa" para ser treinado. Quem entrar no programa terá aulas individuais, toda semana, por um ano.
17. Existe um espaço dedicado às crianças.
18. E eles têm um programa chamado "Field trip", onde recebem uma turma de uma escola e os funcionários ensinam como usar os produtos da Apple, além de dar brindes (como camisas).
19. Falando em brindes, os 1.500 primeiros clientes da loja ganharão camisas.
20. Uma das seções mais populares em qualquer Apple Store é o "Genius bar". Não importa onde você comprou esse produto: se é da Apple, você vem aqui e recebe o suporte a ele.
21. A loja brasileira tem acessórios exclusivos, como a capa com a bandeira do Brasil para iPhone.
22. E as capas para o Mac.
23. A Apple gastou muito tempo procurando o espaço perfeito para construir uma loja da Apple. Como o Village Mall tinha esse espaço, isso pesou a favor para a Apple abrir a loja do Rio antes de São Paulo. E sobre a loja São Paulo... não, eles não falam sobre isso.
24. Sobre o processo seletivo: "A coisa mais importante que a Apple faz é selecionar pessoas. Nós dedicamos muito tempo entrevistando aqueles que podem ser os melhores e exemplos de funcionários da Apple".
25. Sobre os requisitos para trabalhar na Apple: "pessoas que verdadeiramente amem a Apple e amem atender bem". Só isso.
26. E quanto às filas: "veremos no sábado". Provavelmente ainda vão discutir se as filas da loja serão feitas dentro ou fora do shopping.
27. A Apple Store vai abrir no próximo dia 15 para o grande público.
28. O vice-presidente das lojas de varejo da Apple, Steve Cano, esteve na apresentação. "Estamos muito empolgados com a nossa perspectiva de crescimento aqui no Brasil", disse.
29. Na recepção dos jornalistas ofereceram água e maçãs. Mas calma... o shopping já oferece isso pra todo mundo. Coincidência?
30. Mas nem adianta correr pra ser o primeiro comprador. O jornalista Alexandre Fontoura já conseguiu essa proeza.
fonte:techtudo