Página inicial > Confira dicas para melhorar o desempenho de tablets e laptops
Confira dicas para melhorar o desempenho de tablets e laptops
27/11/2013 09:35
(Foto: Divulgação)
Cada vez mais o mercado de computadores pessoais e o de mobilidade se fundem, na forma de laptops, (ultrabooks, notebooks ou netbooks), ou tablets. Estes eletrônicos, no entanto, precisam manter um bom equilíbrio de desempenho e consumo de bateria.
As dicas abaixo são do TuneUp, do AVG, que tentam oferecer a melhor forma de balanceamento dos aparelhos, voltados para laptops e tablets com Windows 8, principalmente os de baixo desempenho. Confira:
1. Usar um reprodutor multimídia leve para reprodução de mídia. O Media Player Classic é uma boa alternativa para vídeos.
2. Desativar os programas desnecessários em segundo plano do sistema. Muitos deles iniciam desnecessariamente junto com o Windows. Estes programas costumam tornar mais lento qualquer sistema, não apenas netbooks ou tablets.
3. Verificar se o netbook permite realizar uma atualização de RAM. O procedimento leva alguns minutos para ser realizado e otimiza bastante o consumo de memória. Os tablets geralmente não oferecem a opção.
4. Desinstalar programas que não são mais utilizados, que ocupam espaço em disco e consomem poder de processamento do dispositivo.
5. A desfragmentação do HD pode para melhorar a gestão dos dados e manter o sistema funcionando de forma rápida. Entretanto, a utilização não é recomendada caso seu dispositivo possua armazenamento em SSD.
6. Navegadores são partes importantíssimas do uso do computador, mas eles podem ficar bem pesados. É importante remover tudo que não é necessário da interface, como barras de status, favoritos e ferramentas. Caso não veja necessidade de algo, exclua.
7. Desativar animações desnecessárias, já que podem deixar o sistema mais lento. Para isso, o usuário deve ir até Painel de controle\Sistema e Segurança\Sistema\Configurações avançadas do sistema, selecionarConfigurações e na opção Desempenho escolher Ajustar para obter um melhor desempenho.
8. Ajustar a configuração de administração de energia de Windows. Por exemplo, apagando o monitor depois de dois minutos de inatividade.
9. Desativar conexões desnecessárias, como Bluetooth, FireWire e Wi-Fi, para economizar energia da bateria. Caso a conectividade não seja necessária, vale a pena ativar o Modo Avião para economia máxima neste quesito.
10. Não executar muitos aplicativos ao mesmo tempo. Netbooks e tablets de baixo consumo foram desenvolvidos para um uso básico como o processamento de textos e navegação básica.