Conheça o R1T1, robô de telepresença é destaque na Campus Party
A Campus Party é palco de diversas startups que trazem ideias inovadoras. Uma delas é a Project Robots, que mostrou na sétima edição da feira no Brasil o primeiro robô de telepresença do país. Permitindo aos usuários maior imersão e mobilidade em videoconferências, o robô impressiona quem o vê. “Ele dá a sensação de estar fisicamente em um local quando, na verdade, você está remoto”, diz Antônio Henrique, integrante da equipe que demonstra o simpático robô pelos corredores do evento.
Acompanhe a cobertura da Campus Party no TechTudo

Ainda segundo Antônio, o robô - que se desloca, emite sons, registra e exibe imagens - possuirá inumeras aplicações. Contudo, seu foco será na área de educação, saúde e grandes corporações. “Estamos com ele em utilização em um hospital. O usuário que o opera pode interagir com pacientes por vídeo, fazer consultas, visitar a pediatria, monitorar a UTI e participar de cirurgias, com um médico cirurgião aconselhando e opinando para àquele que está fisicamente no local”, conclui.
Antônio destaca que é possível controlar o robô utilizando qualquer controle de videogame; ou através da Internet, utilizando um dispositivo móvel conectado, como celulares, tablets e computadores.
“O projeto levou um ano de construção até nós conseguirmos a patente”, conta Antônio, que recebeu investimento inicial de uma empresa brasileira.
Para funcionar, o R1T1 usa um notebook ligado à placa controladora e um Kinect. Possui dois sonares e três infravermelhos responsáveis pela localização de presença. “Isso faz com que o R1T1 não colida com as pessoas. Mesmo que alguém aqui na Campus Party pule na frente dele, o robô irá parar ou desviar do objeto.”, detalha Antônio.
Enquanto conversava, ele demonstrava o robô aos que visitavam o estande. O R1T1 conta ainda com uma câmera HD, responsável pela videoconferência.

O exemplar robô R1T1 já está disponível para compra no Brasil e pode ser adquirido por R$ 35 mil.
fonte:techtudo