CPF Eletrônico facilita acompanhamento da declaração do IR

16/06/2015 08:54

Certificado digital e-CPF da possibilita desde o preenchimento da declaração até o acompanhamento do processo.

 

Quase 28 milhões de contribuintes entregaram a declaração do Imposto de Renda em 2015, um aumento de 3,8% em relação ao ano anterior, segundo a Receita Federal. Quem está em dia e possui certificado digital padrão de Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP-Brasil) agora pode consultar a situação no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar eventuais pendências.

O certificado digital e-CPF da Serasa Experian possibilita desde o preenchimento da declaração até o acompanhamento do processo. Ao acessar o portal, o contribuinte pode encontrar erros na declaração já identificados pelo sistema e enviar uma retificação, evitando cair na malha fina.

Com o certificado é possível, também, consultar os lotes de restituição do Imposto de Renda. O primeiro está programado pela Receita Federal para depósito em 15 de junho de 2015.

Veja exemplos de outras vantagens em adquirir o e-CPF:

Identificação:

A tecnologia permite que processos que tinham que ser realizados pessoalmente ou por meio de inúmeros documentos em papel possam ser feitos de maneira totalmente eletrônica, garantindo que você é você mesmo.

Leilões eletrônicos:

Para ter acesso aos leilões em andamento da Receita Federal ou Polícia Federal, basta que o interessado, pessoa física ou jurídica, acesse o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) por meio de certificado digital válido, utilizando a opção de atendimento “Sistema de Leilão Eletrônico”. Nesse link é possível visualizar os editais disponíveis, os lotes de cada um, preços e as datas de início e fim de recebimento das propostas. Também é possível acessar fotos de cada um dos

itens.

Encontro debate tendências do setor de TI

Nota Fiscal Paulista:

Quem possui Certificado Digital pode consultar e transferir os créditos de forma mais fácil e rápida: basta acessar o site da Nota Fiscal Paulista (https://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/) e, sem cadastrar ou inserir login e senha, realizar a consulta dos créditos e resgate por meio da tecnologia de e-CPF.

Reunião de condomínio:

Já é possível utilizar o certificado digital até para fazer, por exemplo, uma votação eletrônica para eleição de síndico, sem a necessidade de reunião com a presença dos moradores. A tecnologia permite que os condôminos votem por meio de um site a qualquer momento durante um período pré-estabelecido, possibilitando a contabilização aberta do resultado ao final desse prazo.

 

Fonte:Ipnews


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!