CPqD abre laboratórios para uso de startups

05/09/2016 09:34

Instituição anuncia criação de ambiente para que empreendedores desenvolvam tecnologias.

startupCPqD, instituição independente com foco no desenvolvimento de novas tecnologias da informação e comunicação (TIC), anunciou hoje a iniciativa Hiperespaço, ambiente criado dentro das instalações da empresa, sediada em Campinas (SP), para uso de empreendedores. O projeto coloca à disposição de pessoas os laboratórios do CPqD e do polo tecnológico da cidade para que startups possam desenvolver suas ideias.

Conforme explica Flávio de Andrade da Silva, coordenador das ações em Internet das Coisas (IoT) do CPqD e responsável pela implantação do Hiperespaço, a inauguração do espaço está prevista para o final de outubro e espera contar com as primeiras startups já em meados de novembro. “Ainda pretendemos testar o ambiente com um ou dois projetos do próprio CPqD, o que deve levar algumas semanas”, diz.

A iniciativa também pretende oferecer mentoria tecnológica em áreas de computação cognitiva e avançada, comunicações ópticas e sem fio, redes de dados, sensoriamento, segurança da informação e comunicação, entre outros. “Para isso, colocaremos nossos pesquisadores à disposição dos empreendedores e promoveremos cursos e workshops”, afirma Silva.

Startups contam com cerca de 40 aceleradoras no País, revela estudo

Ainda de acordo com ele, o acesso ao Hiperespaço será fornecido como sócio-clube, onde os interessados se associam ao CPqD e pagam uma taxa para utilizar o ambiente. Silva afirma que não haverá qualquer tipo de contrato que obrigue à startup a registrar a patente da sua tecnologia desenvolvida no nome do CPqD.

“O empreendedor está livre para buscar o investimento em sua tecnologia fora do nosso polo”, afirma. Apesar disso, ele lembra que o CPqD pode vir a investir nas startups, caso surja o interesse. “Estamos desenhando como será realizado esse tipo de investimento”, diz.

Os laboratórios também serão abertos às empresas que prefiram utilizá-los ao invés de seu próprio espaço, a fim de economizar o investimento em novas instalações.

Fonte:Ipnews