Dados móveis despontam como motor de telecom

13/10/2014 14:35

Pyramid Research calcula que a receita global deste serviço deve chegar a US$ 633 bilhões em 2018.

O serviço de dados móveis desponta como motor do setor de telecomunicações, segundo estudo realizado pela Pyramid Research. De acordo com o levantamento, o serviço deve gerar receita de US$ 622 bilhões em 2018, representando 52% do volume de serviços de telecomunicações na Ásia-Pacífico, região mais populosa do mundo e 37,8% da receita de telefonia móvel do mundo.

Estudo aponta queda no preço da banda larga móvel no Brasil

Linktel conclui projeto de ampliação de sua rede 3G/4G offload

O estudo indica que às operadoras de telecomunicações que os serviços de dados 4G irão orientar a adoção dos dados móveis. A expectativa é que a base mundial de assinantes de 4G cresça 52%, passando de 211 milhões em 2013 para 1.750 milhões em 2018.

De acordo com a consultoria, quase todas as principais operadoras de telefonia celular já implantaram ou estão em processo de implantação de suas redes 4G.

O levantamento também avalia que a transformação dos modelos de negócio das operadoras móveis é evidente em suas estratégias de preços. "Com receita de voz móvel em declínio, as operadoras estão vendendo cada vez mais dados móveis", indica o estudo.

Serviços de voz e mensagens de texto ilimitadas são lançados em pacotes de dados subsidiados pelas operadoras, bem como em pacotes quadruple-play. "Esquemas de preços inovadores que estão resultando em aumento do tráfego de dados e receita compartilhada incluem planos de dados, planos tarifários especializado (por conteúdo premium, aplicações específicas e mídias sociais) e das tarifas que cubram os custos de dispositivos móveis", indica o estudo.

Os planos de dados pré-pagos estão sendo ampliados a medida que há a proposição de dados móvel para segmentos de consumidores com baixo uso de dados e aumentando o consumo de dados móveis, especialmente nos mercados emergentes. Da mesma forma, as parcerias com fabricantes de dispositivos móveis, bem como os players do segmento OTT (Over-To-The-Top) estão acelerando a adoção de dados móveis nestes mercados.

As operadores menores e os novos operadores ganharam quota de mercado significativa com estratégias de preços disruptivos que envolvem tarifas de dados reduzidos e planos de dados ilimitados. A maioria conta com Wi-Fi offload para reduzir os custos, mas as margens de EBITDA foram afetadas como resultado, exceto quando oferecidos por grandes operadores nos mercados emergentes, onde os volumes tornaram-se para a diferença.

 

Fonte:ipnews