Desenvolvedor cria novos episódios de Friends usando aprendizado de máquina

21/01/2016 12:56
Usando a biblioteca open source TensorFlow do Google, Herd alimentou o sistema com roteiros da série para criar novas cenas do sitcom
 

Cientistas têm usado inteligência artificial para encontrar valor em pilhas de dados para motivos nobres, como a cura do câncer.

Outros especialistas da tecnologia têm ensinado computadores a escreverem reportagens e textos de ficção. 

Já o desenvolvedor de software Andy Herd tem usado o aprendizado de máquina para dar continuidade ao seriado Friends, que encerrou com sua décima temporada em 2004.

Em entrevista ao site “The Daily Beast”, Herd explicou como chegou a novos episódios de um dos seriados mais queridos da TV americana. 

Usando a biblioteca open source de aprendizado de máquina do Google, a TensorFlow, Herd alimentou o sistema com todos os roteiros da série e usou algo chamado rede neural recorrente, que consegue aprender sequências e processá-las.

“Ela funciona prevendo a próxima letra para seguir uma sequência dada de letras, e as previsões são determinadas sobre o que o computador aprende sobre a ‘linguagem’ dos diálogos fornecidos de Friends”, explicou ao The Daily Beast. 

Segundo o desenvolvedor, a rede pode gerar coisas dentro de minutos. Mas ele reconhece que “muito das coisas geradas ainda não fazem sentido”. 

Na última segunda-feira (18), Herd publicou na sua conta pessoal do Twitter sua fanfiction “Ross & Rachel Machine”, o post viralizou com mais de 4 mil compartilhamentos e 5 mil curtidas. 

Ele diz que quando o robô se aperfeiçoar suficiente para escrever o episódio ideal, talvez ele o torne público. 

 

Fonte:ipnews