DHL testa solução de IoT que acelera a entrada de insumos para produção

26/09/2017 10:00

Com parceria da Huawei, empresa conseguiu reduzir pela metade o tempo de espera para descarregamento de suprimentos em indústria automotiva.

A DHL Supply Chain, juntamente com a Huawei Technologies, lançou um aplicativo de Internet das Coisas (IoT) que está sendo utilizado em uma indústria automotiva na China. A solução foi desenvolvida para facilitar e simplificar o gerenciamento da logística de entrada de produtos e insumos para fabricação.

Logicalis e Itron fazem parceria para prover IoT ao setor de energia

Ainda em fase de testes, que acaba no próximo dia 30 de setembro, a aplicação tem diminuído pela metade o tempo de espera dos motoristas, que era de 40 minutos. Além disso, o descarregamento dos caminhões pode ser priorizado conforme as necessidades da unidade de fabricação, com as remessas sendo descarregadas na doca mais apropriada possível, reduzindo os riscos de atrasos de fabricação.

A solução permite que o distribuidor e os motoristas vejam a disponibilidade de docas em tempo real, acelerando o processo de descarregamento de suprimentos. Isso é possível através de um aplicativo de smartphone, onde o entregador faz um check-in e recebe uma senha com o tempo de espera estimado. Automaticamente, o sistema de gerenciamento avisa quando a doca certa é liberada para o motorista.

A tecnologia utiliza uma banda estreita de IoT (NB-IoT, na sigla em inglês) se conectando através de faixas comuns de telecomunicações para celulares (como a LTE), permitindo uma implementação simples e com melhor custo-benefício. Os detectores dos veículos estão incorporados com esses chipsets NB-IoT, da Huawei, que não exigem qualquer tipo de investimento em infraestrutura. Além disso, os dados são transmitidos usando as estações de base públicas existentes, que foram atualizadas para oferecer suporte à NB-IoT.

O teste de conceito da DHL deverá ser aprimorado com alguns recursos adicionais, como o reconhecimento automático de placas numéricas e a definição de perímetros digitais (geofencing). Essa iniciativa representa outro marco importante dentre uma série de projetos estratégicos de IoT da DHL, como o lançamento de cockpits de IoT em centros de armazenagem inteligentes em toda a Europa e pilotos na Ásia.

Fonte:ipnews