Dupla sertaneja usa analyts e big data para produzir música

06/05/2017 17:53

Com ajuda de ferramenta da Oracle, produtor Dudu Borges e os artistas Bruninho & Davi criam versão brasileira de sucesso colombiano.

Bruninho & Davi e Dudu Borges (de pé) durante produção da música (foto: divulgação Oracle).

Que a análise de dados e o big data podem ajudar gestores na tomada de decisão não há dúvida, mas será que essas ferramentas são capazes de ajudar o processo criativo de um músico? Para testar a ideia, a Oracle lançou um desafio para o produtor musical Dudu Borges e a dupla Bruninho & Davi: recriar uma música do artista colombiano Maluma usando como base informações do público em redes sociais. A empresa revelou a iniciativa ontem, em coletiva realizada em São Paulo.

90% das empresas devem usar análise de dados até 2020, diz pesquisa

Tanto a dupla quanto Dudu questionaram seus seguidores do Facebook, YouTube, Instagram, LinkedIn e Twitter sobre preferências de estilos musicais, instrumentos e até mesmo palavras que mais gostavam de ouvir. A partir da hashtag #OracleItsYourTime, a ferramenta de análise de redes sociais da Oracle capturou 3 milhões de posts, em apenas cinco dias, e colocou dentro de um big data, onde as informações foram processadas por um software de descobrimento e análise de dados.

A partir da tradução da música original do Maluma, o sistema da Oracle sugeriu os instrumentos que os seguidores mais gostam e palavras que poderiam ser substituídas. “A ferramenta não me disse o que fazer, mas me deu certezas e a segurança sobre o que o público prefere”, explica Dudu. Na tradução literal, por exemplo, um trecho da música teria a palavra ‘dor’, que foi substituída por ‘amor’ devido a sugestão da ferramenta. A música, que passa por processo de finalização e de gravação de clipe, será apresentada ainda este mês.

Para Dudu, a análise de dados na produção musical ajuda o músico na tomada de decisão e no foco da composição. “Mas não há dependência da tecnologia, devido à experiência profissional. Eu já tinha insights parecidos com o que a ferramenta deu”, afirma. Agora, Dudu afirma que pretende utilizar as soluções da Oracle em seu dia a dia e já mostrou a tecnologia para os artistas Wesley Safadão e Luan Santana.

As ferramentas utilizadas durante a campanha são as mesmas que corporações tradicionais usam. “A diferença foi a fonte de informação e os casos de uso”, comenta Fernand Lemos, vice-presidente de Inovação e Tecnologia da Oracle para América Latina. “Aqui usamos a conexão entre ouvintes, produtor e artistas através das redes sociais. Um varejista usaria a conexão entre ele, as marcas e os dados de consumo.”

Lemos acredita que essa foi a primeira vez que artistas usaram analytics e big data para produzir uma música em tão pouco tempo e a partir do engajamento do público. Soluções parecidas já são utilizadas em mercados alternativos, como no esporte, onde atletas de vela utilizaram os dados de sensores para analisar o próprio desempenho durante os treinos e trabalhar com deficiências e erros.

 

Fonte:ipnews